Segunda-feira, 13 de Julho de 2009

CURIOSIDADES 08/09

ÚLTIMA ACTUALIZAÇÃO: 14JUL2009

Esta secção do Blog tem as estatísticas e as curiosidades sobre os 192 jogos oficiais disputados pelas 16 equipas da AA Lisboa na Época 2008-2009.

 

JOGOS E GOLOS
Foram realizados 192 jogos, incluindo as quatro faltas de comparência (duas da UJ Alverca, uma do Almada AC e uma da AA Amadora) e ficou por realizar o CF Sassoeiros – Almada AC da 1ª Fase do Campeonato, por já não alterar as classificações.
Foram marcados 10’486 golos (incluindo os 60 golos das 4 faltas de comparência), o que dá uma média de 55 golos por jogo.
O CDE Camões foi a equipa que mais jogos disputou (32 jogos) seguida pelo Belenenses (31 jogos). O CD Mafra disputou 25 jogos.
O GS Loures foi a equipa que mais vezes jogou em casa (59%) enquanto o CF Sassoeiros foi a que menos teve esse privilégio (41%). Curiosamente, o GS Loures jogou a meia-final e a final do Torneio de Abertura (que venceu) em casa e discutiu o título de Campeão com o Sporting jogando uma vez mais em casa (que, contudo, perdeu).
  
JOGOS COM MAIS GOLOS
O jogo com mais golos foi o Belenenses - GC Odivelas (49-36) de 2/Mai/09 dos 1/8 Final da Taça de Lisboa, com 85 golos, ou seja, um golo a cada 42 segundos de jogo!
Com um pouco menos de golos (81 golos) o Belenenses – CD Paço de Arcos (41-40) de 15/Nov/08 foi o único jogo em que ambas as equipas alcançaram a marca dos 40 golos!
 
 
JOGOS COM MENOS GOLOS
O jogo com menos golos foi o GS Loures – Ginásio Sul (15-18) de 9/Mai/09 onde foram marcados apenas 33 golos. O GS Loures esteve também no outro jogo em que nenhuma das equipas conseguiu chegar à marca de 20 golos, Sporting – GS Loures (15-19).
 
RESULTADOS PARA TODOS OS GOSTOS
Se os empates foram escassos (apenas 4 jogos), a vitória tangencial por um golo foi curiosamente o resultado que mais vezes aconteceu (20 jogos), representando 10,4% do total dos jogos disputados. A diferença por 6 golos foi o segundo resultado que mais vezes ocorreu (15 jogos).
Houve 2 jogos cujas diferenças foram de 36 e 38 golos. Nos restantes 190 jogos as diferenças situaram-se sempre entre 0 (zero) e 31 golos. Contudo, a diferença de 15 golos só aconteceu de forma administrativa, nos 4 jogos de falta de comparência. É realmente um facto singular: houve jogos a terminarem com todas as diferenças possíveis entre 0 e 31 golos, excepto 15 golos! É caso para dizer que a diferença estipulada para a falta de comparência é a diferença mais improvável de acontecer!...
 
COMPETITIVIDADE
A época teve jogos muito competitivos e as estatísticas provam-no: Para além dos 10% de jogos que terminaram com a diferença mínima de 1 golo, cerca de um terço dos jogos terminaram com uma diferença de 4 ou menos golos. E cerca de metade dos jogos terminaram com uma diferença de 6 ou menos golos. Todavia, o facto de existirem equipas com níveis de competitividade muito distintos, levou a que cerca de um quarto dos jogos tenham acabado com diferenças superiores a 15 golos.
 
EMPATES E VITÓRIAS TANGENCIAIS
Apenas 5 dos 192 jogos terminaram empatados com o GS Loures presente em 3 desses empates. Contudo, num deles – CD Mafra vs GS Loures - por ser jogo da Taça de Lisboa, o desempate teve de ser feito mediante prolongamento.
Tal como já referido, em 20 jogos a vitória foi conseguida pela diferença mínima de um golo, tendo sido este o resultado que mais vezes ocorreu, representando 10% do total dos jogos disputados.
O Ginásio Sul esteve presente em 7 desses jogos! Mas não se pode queixar de falta de sorte pois apesar de ter perdido 4 vezes por um golo, também venceu outras 3 vezes pela mesma margem. O mesmo aconteceu ao Sporting que perdeu 3 vezes por um golo mas, venceu outras tantas vezes por essa mesma diferença.
Já o ABV Almoçageme, com 4 vitórias por apenas um golo foi o recordista das vitórias tangenciais! Neste balanço das vitórias e das derrotas por um golo, a equipa mais infeliz foi mesmo o CD Mafra que por 3 vezes foi derrotado pela margem mínima (em Almoçageme, no Ginásio Sul e em Mafra com o GS Loures após prolongamento) e apenas uma vez conseguiu essa vantagem (em Odivelas).
 
 
EQUIPA COM MAIS GOLOS NUM JOGO
O CD Mafra foi a única equipa que conseguiu marcar 50 golos num só jogo, o que constituiu o recorde desta época. Em Maio o Belenenses esteve muito perto de igualar esse recorde mas, ficou-se pelos 49 golos, igualando a marca que já havia sido alcançada pelo CD Paço de Arcos em Fevereiro. 
 
EQUIPA MAIS VITORIOSA
O GS Loures venceu 22 dos 29 jogos que disputou esta época, sendo por isso a equipa com mais vitórias (76% vitoriosa). Seguem-se o Sporting e o ABV Almoçageme com 19 vitórias em 26 e 27 jogos, respectivamente.
Em casa o ABV Almoçageme foi a equipa mais difícil de bater, já que alcançou 13 vitórias em 15 jogos, tendo sido derrotada apenas duas vezes (CD Paço de Arcos e Belenenses). O Almada AC e o Ginásio do Sul também registaram boas performances em casa.
Fora de casa o Sporting foi a equipa com mais vitórias (11 em 13 jogos) mas, o GS Loures foi a equipa mais difícil de bater tendo sido derrotada uma única vez (em Almoçageme).
 
 
O FACTOR CASA…
De uma forma geral, jogar em casa constituiu uma vantagem já que 56% das vitórias ocorreram em casa e apenas 44% ocorreram fora de casa. Contudo, para o CDE Camões, os Pupilos do Exército e o Belenenses, o factor casa não foi significativo pois fizeram idênticos resultados em casa e fora.
 
A AA Amadora e a ABV Almoçageme foram as equipas que apresentaram maior discrepância de performance quando jogam em casa e quando jogam fora. A AA Amadora venceu 8 vezes em casa mas apenas conseguiu uma vitória fora. Já a ABV Almoçageme venceu 13 vezes em casa mas, apenas conseguiu 6 vitórias fora.
O Sporting também apresenta uma das maiores discrepâncias de performance mas, neste caso, a melhor performance registou-se fora de casa, onde venceu por 11 vezes (em casa venceu 8 vezes).
  
ATAQUES E DEFESAS
O Belenenses foi a equipa que marcou mais golos (882) mas, o melhor ataque foi do GC Odivelas pois foi a equipa com a melhor média de golos por jogo (32,8). O Sporting foi a equipa com a melhor defesa o que lhe valeu também a liderança no saldo de golos (marcados menos sofridos).
O CD Mafra é a única equipa simultaneamente no TOP 5 do Melhor Ataque (2º lugar) e da Melhor Defesa (5º), tendo ficado em 2º lugar no saldo de golos.
 
  
VITÓRIAS FOLGADAS
O CF Sassoeiros sofreu a derrota mais pesada da época (45-7 com o Sporting) e foi também a equipa que menos golos marcou num jogo (apenas 7 golos) ex-aequo com a UJ Alverca. O CDE Camões foi a equipa que mais golos sofreu (22-50 com o CD Mafra).
Se assumirmos que uma vitória por mais de 20 golos de diferença é uma goleada, então registaram-se 32 jogos que terminaram em goleada. Foram 11 equipas goleadoras e 8 equipas goleadas, com a particularidade de duas delas terem sido simultaneamente goleadoras e goleadas: a AA Amadora e Almada AC, sendo que esta última foi goleada pelo CD Mafra (33-12). Antes desse jogo, o Almada AC nunca havia perdido por mais de 8 golos de diferença.
 
O CD Mafra e o Sporting foram as equipas que mais vezes golearam: 6 vezes! Segue-se o GC Odivelas com 4 goleadas.
Do lado dos goleados, CF Sassoeiros e UJ Alverca perderam 8 vezes cada um por mais de 20 golos de diferença. O CDE Camões conseguiu um pouco melhor (7 vezes).
  
PERDER POR POUCOS
O Sporting foi a equipa mais difícil de vencer já que nunca perdeu por mais de 6 golos de diferença mas, o CD Mafra ficou muito perto dessa marca já que nunca perdeu por mais de 7 golos. Curiosamente a única derrota que o CD Mafra sofreu por 7 golos de diferença foi contra o… Sporting!
Em casa o Sporting nunca perdeu por mais de 4 golos, seguido do Ginásio Sul com 5 golos. Fora de casa, a derrota por 6 golos de diferença foi o pior resultado do trio da frente, constituído por Sporting, CD Mafra e ABV Almoçageme. 
 
 
MAIOR CICLO DE JOGOS SEM PERDER
O GS Loures esteve sem perder durante 4 meses (126 dias), somando 13 vitórias consecutivas, um recorde difícil de igualar! O CD Mafra foi a equipa que mais se aproximou desse recorde com 9 jogos consecutivos sem perder, durante mais de 3 meses (115 dias).

 

 

 

 

 
PARTICIPA!
Queres acrescentar uma curiosidade a esta lista? Queres fazer uma sugestão para novas estatísticas ou curiosidades? Deixa aqui a tua sugestão.

 

Publicado por Antonio Fonseca às 14:36

VISITANTES:


desde 30.09.07

NOTICIAS

FOTO DA SEMANA

EQUIPAS

TREINOS

VIDEOS

OPINIÃO

EDITOR

APOIOS

PAVILHÃO

Boa Tarde, venho informar de que o Campeonato Naci...
TREINOS (Nova Época):SENIORES: TER (20H-21H); QUI ...
Boas, alguem sabe se já estão a decorrer os trein...
Os jogos de apresentação dos escaloes do CD Mafra,...
JUNIORES E SENIORES - 2a feira, dia 1 de setembro,...
Mensagem importante : Informamos todos os atletas ...
não vai acabar? tens a certeza? só um conselho que...
Eu nao sei de nada , o que e que vai acabar?voce e...
o clube degradou-se, já não é o que era. é um club...
Rogersoares é o que se diz pela vila....