Quinta-feira, 1 de Abril de 2010

NOTICIAS

Última actualização: 02.04.2010 


[02.04.2010] Férias da Páscoa com muito Andebol

Os Minis e os Infantis estiveram em digressão pela Idanha-a-Nova, enquanto os Iniciados participaram no prestigiado Torneio Internacional "Nazaré Cup". Saiba tudo nos respectivos Diários.

DIÁRIO DA IDANHA

           

DIÁRIO DA NAZARÉ

 


[27.03.2010] BELENENSES  é o novo Campeão Regional de Juvenis

O Belenenses venceu em Almoçageme por 26-25 num jogo equilibrado e emotivo, sagrando-se Campeão Regional de Juvenis da presente época. Parabéns aos jogadores, técnicos e dirigentes do Belenenses. Agradeço ao Pedro Domingos a gentileza de me ter enviado a foto que acima publico.

 


[22.03.2010] MINIS e INFANTIS rumam a Idanha-a-Nova nas férias da Páscoa

Os Minis e os Infantis do CD Mafra vão participar num estágio de Andebol em Idanha-a-Nova, entre os dias 28 e 31 de Março. Não se trata de um torneio, mas sim de um estágio de carácter desportivo e pedagógico, que terá como actividade base o Andebol. A organização é da responsabilidade do departamento de formação de andebol do Sporting CP. Embora seja o segundo ano que este evento se realiza é a primeira vez que conta com a presença do CD Mafra. Está prevista a presença de cerca de 70 atletas, provenientes das quatro equipas da região de Lisboa – Sporting, CD Mafra, CCR/CC Rio Seco, Amadora – uma de Castelo Branco e outra de Portalegre. Este estágio tem a particularidade de se iniciar com um torneio em Lisboa (Alvalade e Amadora) e ao final da tarde todos os participantes irão assistir ao jogo internacional Sporting – Siinta em seniores, dos Quartos-de-final da Challenge Cup, que terá lugar no Pavilhão do Casal Vistoso pela 17H00 (do dia 28 Março).

A comitiva do CD Mafra é constituída por 25 jogadores (10 Minis e 15 Infantis) e 4 Técnicos / Dirigentes (David Leitão, Manuel Girão, Rui Cupido e Luciano Rodrigues). A concentração para a partida será em frente ao Convento de Mafra pelas 9H00 do dia 28 de Março e o regresso está previsto para o mesmo local pelas 23H30 do dia 31 de Março. A comitiva vai ficar albergada numa Pousada da Juventude. Desejamos boa sorte aos nossos jovens jogadores, fazendo votos para que aprendam e se divirtam bastante! Brevemente poderá acompanhar o dia-a-dia da nossa equipa aqui no blog, na  secção de Diário da Idanha.

 


[21.03.2010] INICIADOS vão participar no Nazaré Cup

 

  Entre 28 Março e 1 Abril os Iniciados do CD Mafra vão participar no XXIII Nazaré Cup - Torneio Internacional de Andebol Jovem. O Nazaré Cup é um torneio de andebol de âmbito nacional e internacional, destinado aos escalões de Infantis, Iniciados e Juvenis de ambos os sexos, que desde 1987 se realiza anulamente na Nazaré durante o período das férias escolares da Páscoa. O CD Mafra vai participar apenas no escalão de Iniciados, o qual já conta com 18 equipas inscritas, incluindo duas equipas de Espanha (Astur e Corvera). Da A.A.Lisboa para além do CD Mafra, participam o Sporting, o Belenenses, o GC Odivelas e o Ginásio do Sul. O FC Porto foi o vencedor das duas últimas edições (no escalão de Iniciados) e estará presente este ano para defender o título, podendo igualar o ABC Braga vencedor de três edições mas, ausente este ano. 

No ano passado o CD Mafra participou no escalão de Juvenis tendo ficado classificado em 10º lugar, com 3 vitórias (Covadonga, Portomosense e Acad. Porto) e 3 derrotas (Ismai, Belenenses e Sporting). Os registos dos melhores momentos dessa participação estão arquivados aqui no blog no histórico da Época 2008-2009.
 

[20.03.2010] MINIS: Mafra acolheu provas do Desporto Escolar

O pavilhão gimnodesportivo de Mafra acolheu mais uma jornada do Desporto Escolar promovida pela DGIDC - Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular em colaboração com a FPA.

Na manhã de Sábado dia 20 Março, para além da equipa de Minis do CD Mafra estiverem presentes no nosso pavilhão as equipas do GC Odivelas, da EB23 Avelar Brotero (Odivelas) e da EB23 Mário de Sá Carneiro (Camarate/Loures).

Este é o 2º Encontro desta natureza em que os nossos Minis participam. O 1º Encontro teve lugar em Odivelas no passado dia 6 Março e contou com a presença das mesmas equipas que agora visitaram Mafra.

Infelizmente tem-se verificado uma considerável diferença etária entre os participantes nestas competições escolares o que tem suscitado alguma desmotivação entre os nossos jogadores, claramente mais novos que os seus adversários. De qualquer forma esta é uma boa oportunidade de os nossos jovens jogadores mostrarem o seu talento! Força miúdos!!

 


 [09.03.2010] Inquérito Juvenis: Qual a equipa favorita a vencer o Campeonato Regional?

Um terço dos nossos visitantes acreditam que o CF Belenenses vai vencer o Campeonato Regional de Juvenis o que mostra bem o favoritismo desta equipa.

O nível de confiança na nossa equipa é também muito elevado mas, o inquérito decorreu antes do jogo do CD Mafra com o Belenenses que, como sabemos, não teve um desfecho favorável à nossa equipa.

O ABV Almoçageme está a fazer um excelente campeonato e por isso recolheu também o favoritismo de muitos dos nossos visitantes, logo seguido da equipa do CD Paço de Arcos.

A maior surpresa refere-se ao GS Loures, uma das mais fortes equipas do Campeonato da 1ª Divisão que, todavia, não recolheu as preferências dos nossos visitantes, deixando-se mesmo ultrapassar pelo Ginásio do Sul.

Esta é a opinião dos nossos visitantes. Agora há que provar dentro de campo esse favoritismo pois as sondagens não vencem campeonatos. Agradeço a todos os que colaboraram nesta sondagem respondendo ao inquérito.

 


[02.03.2010] Infantis: Belenenses de regresso e ABV Almoçageme em estreia

O Belenenses está de regresso ao Campeonato Regional de Infantis mas, como não participou na fase de qualificação é relegado para a 2ª Divisão. Recorda-se que a equipa de Infantis do Belenenses abandonou a competição regional após ter vencido o Torneio de Abertura, optando por participar exclusivamente no Campeonato Nacional, onde tem feito uma prova exemplar, liderando a Zona 10 só com vitórias! A participação no Campeonato Regional será feita certamente pela equipa “B” mas, ainda assim, é uma importante mais-valia para o campeonato.

Para além do Belenenses a 2ª Divisão do Campeonato Regional de Infantis vai contar com a estreia da equipa de Infantis da ABV Almoçageme, que até aqui vinha competindo apenas no escalão de Juvenis com duas equipas (“A” e “B”). Saúda-se a aposta deste clube na formação dos escalões etários mais baixos como forma de dar continuidade ao excelente trabalho que tem vindo a ser produzido nos últimos anos e endereço as maiores felicidades aos novos jogadores, técnicos e dirigentes, em particular ao Sr. Rui Franco dos Santos, grande dinamizador da modalidade naquela região.
O CD Mafra por agora não defrontará nenhuma destas equipas uma vez que assegurou o apuramento e vai disputar o Campeonato da 1ª Divisão.

 


[28.02.2010] Pedro Cupido de novo na Selecção Regional de Infantis [actualização]

O nosso jovem jogador Pedro Cupido foi de novo chamado aos treinos da Selecção Regional de Infantis para participar no 16º treino a 01/03/2010 pelas 19H30 no Pavilhão da Escola Náutica em Paço de Arcos. É a 9ª vez que o nosso jogador vai estar nos treinos da Selecção Regional. No total, já 6 jogadores Infantis do CD Mafra passaram pelos treinos da Selecção Regional mas, o mais assíduo tem sido o Pedro Cupido que já vai na 9ª participação (Treino nº 1, 2, 3, 10, 12, 13, 14, 15 e 16). Os outros jogadores que já passaram pelos treinos da selecção, foram: José Aniceto (3 vezes), Miguel Fernandes, Filipe Martins e Hugo Valério (2 vezes) e Diogo Castelão (1 vez). A prsesença do Pedro Cupido nos treinos da seleção constitui uma excelente oportunidade de aprender e conviver com colegas dos melhores clubes da Associação de Lisboa. A distibuição dos 24 convocados é a seguinte: Belenenses (7), Benfica (4), AA Amadora (3), Ginásio Sul (2), Almada AC (2), NAAL Passos Manuel (2), CDE Camões (2) e Sporting (1).

 


[13.02.2010] Encontro de Minis em Mafra

O Pavilhão do CD Mafra acolheu mais um Encontro de Minis que desta vez, além do CD Mafra, contou com a participação da ASS Assomada e da AA Amadora. Foi uma manhã com muito andebol e muita alegria. O balanço para a nossa equipa foi de uma vitória (19-14 sobre a ASS Assomada) e uma derrota (16-18 diante da AA Amadora) mas, neste tipo de encontros, o resultado é o que menos interessa pois o que conta é a aprendizagem e o convivio entre os jogadores dos diferentes clubes. Os organizadores do evento estiveram uma vez mais impecáveis pelo que tudo correu na perfeição. Parabéns a todos!

 MAIS FOTOS

 


[07.02.2010] Juvenis - Equipas Qualificadas para a 1ª Divisão

 

Na Série A o Belenenses (1º), a UJ Alverca (2º) e o Ginásio Sul (3º) garantiram a qualificação como se previa mas, a prestação da UJ Alverca foi surpreendente pois apenas perdeu com o Belenenses. Na Série B, o CD Paço de Arcos (1º) mostrou que é candidato ao título tendo vencido fora a ABV Almoçageme (2º). De referir que a ABV Almoçageme após a vitória tangencial em casa frente ao Almada AC, sofreu duas derrotas consecutivas, facto inédito nesta equipa que é sempre muito difícil para qualquer adversário. O CF Sassoeiros, apesar do empate com o CD Paço de Arcos na última jornada que lhe garantiu o 3ºlugar, ficou fora da qualificação pois devido à desistência do CDE Camões e do 1º Dezembro, a FPA decidiu reduzir uma vaga e excluir o pior 3º classificado. Na Série C o GS Loures (1º) impôs-se uma vez mais ao CD Mafra (2º) e a AA Amadora (3º) conseguiu a qualificação com todo o mérito (e não apenas pela desistência do CDE Camões) pois não perdeu nenhum jogo, impondo empates aos dois primeiros classificados.
Quanto a favoritos, o Belenenses apresenta-se como o principal candidato a vencer o campeonato mas, o CD Paço de Arcos mostrou-se muito forte e poderá surpreender. Quanto ao GS Loures, ao Ginásio Sul e à ABV Almoçageme, apesar desta menos bem conseguida 1ª Fase, continuam a ser importantes candidatos. Quanto ao CD Mafra acredito que pode classificar-se entre os 4 primeiros.
Na 2ª Divisão o CF Sassoeiros é o principal candidato mas, vai ter de contar com o Bairro Janeiro e a A. Pupilos do Exército equipa que, apesar de não ter disputado o Torneio de Abertura, deu muito boa conta de si nesta 1ª Fase e pode vir a ser a grande surpresa da prova, à medida que for adquirindo ritmo competitivo.
 

[11.01.2010] Começaram os Campeonatos Regionais

No último fim de semana iniciaram-se os Campeonatos Regionais, com 22 clubes e 52 equipas a entrarem em competição (apenas o SL Benfica no escalão de Iniciados, por falta de par entrará na competição uma semana mais tarde). Como se sabe, o CD Mafra está presente em todos os escalões - Infantis, Iniciados, Juvenis e Seniores/Juniores -, participando mesmo com duas equipas no escalão de Iniciados, situação em que só encontra par no escalão de Juvenis com as equipas da ABV Almoçageme. Os campeonatos decorrerão até 25 Abril 2010.

   

INFANTIS [12 Equipas]

No escalão dos Infantis participam 12 equipas estando presentes o Sporting e o Benfica. Infelizmente, o Belenenses - vencedor do Torneio de Abertura - não vai participar, tendo optado exclusivamente pelo Campeonato Nacional. Também a equipa "B" do NAAL Passos Manuel e a COOP Escola desistiram do campeonato. O Benfica é o principal favorito mas, o NAAL Passos Manuel e o Ginásio Sul poderão surpreender. Espera-se que o nosso CD Mafra fique acima do meio da tabela classificativa e alcançar o 4º lugar (ou melhor) seria um excelente resultado.

 

INICIADOS [13 Equipas]
É neste escalão que as expectativas do CD Mafra são mais elevadas já que, depois da brilhante vitória no Torneio de Abertura, a nossa equipa é naturalmente favorita. No escalão dos Iniciados participam 13 equipas (incluido a equipa "B" do CD Mafra) mas, a ausência do Sporting e do CF Belenenses retira algum "brilho" a esta competição...

 

JUVENIS [18 Equipas]
No escalão dos Juvenis lamenta-se a ausência do campeão em título - a equipa "B" do Sporting - que esta época optou pela 2ª Divisão do Nacional. Ainda assim, é neste escalão que há o maior número de participantes (18 equipas) e espera-se um campeonato muito competitivo. O CF Belenenses, a ABV Almoçageme, o GS Loures e o Ginásio do Sul são os candidatos mais fortes à vitória final mas, o CD Paço de Arcos e o nosso CD Mafra, poderão "intrometer-se" entre os primeiros. Nota de apreço para o regresso da Associação Pupilos do Exército à competição.

 

SENIORES/JUNIORES [10 Equipas]
Na falta de um escalão de Juniores, a nossa equipa - tal como algumas outras - viu-se forçada a participar no Campeonato dos Seniores. Às equipas do Torneio de Abertura juntou-se agora o NAAL Passos Manuel, perfazendo um total de 10 equipas. É neste escalão que o CD Mafra vai encontrar as maiores diiculdades, pelo que, evitar o último lugar já seria um bom resultado. Quanto a favoritos, embora este escalão seja aquele em que existe um maior equilibrio entre as equipas, se o CR Bairro de Janeiro mantiver a qualidade demonstrada no Torneio de Abertura, não terá grandes dificuldades em vencer o campeonato mas, qualquer uma das restantes equipas poderá surpreender.
 

[03.01.2010] Pedro Cupido na Selecção Regional de Infantis 

O nosso jovem jogador Pedro Cupido foi chamado aos treinos da Selecção Regional de Infantis para participar no 10º treino a 4/01/2010 no Pavilhão da Escola Náutica em Paço de Arcos. O nosso jogador vai estar entre companheiros dos melhores clubes da Associação de Lisboa: Belenenses (5), Benfica (4), Ginásio Sul (3), AA Amadora (2), Almada AC (2), Sporting (1), NAAL Passos manuel (1) e CDE Camões (1).  Não se trata da estreia do Pedro Cupido na Selecção Regional mas, desde a 3ª Convocatória (02/11/2009) que tal não acontecia, pelo que desejamos as maiores felicidades ao Pedro, lembrando-lhe que estamos todos a "torcer" por ele.

 


[03.01.2010] Torneio de Ano Novo do CF Beleneneses 

As equipas de Infantis, Iniciados e Juvenis do CD Mafra participaram no Torneio de Ano Novo organizado pelo CF Os Belenenses, que se disputou no Pavilhão Acácio Rosa no Restelo, nos dias 2 e 3 de Janeiro. Para além do CD Mafra e do CF Belenenses, participaram ainda o Vitória de Setubal e o Ginásio do Sul.
O Torneio disputou-se no sistema de final-four. Apesar da boas prestações das nossas equipas, o CD Mafra não conseguiu marcar presença em nenhuma das finais. O CF Belenenses foi o vencedor nos três escalões.

 


[20.12.2009] Torneio de Abertura - Classificaçoes Finais 

Terminaram os Torneios de Abertura para os quatro escalões. O CF Belenenses foi a equipa que teve o melhor desempenho pois venceu nos dois escalões em que participou: Infantis e Juvenis. O GM 1º Dezembro esteve presente em duas finais - Seniores e Iniciados - mas, não venceu nehuma delas. O CD Mafra venceu no escalão de iniciados e teve prestações muito positivas nos restantes escalões. 

 


[20.12.2009] Iniciados vencem Torneio de Abertura! 

Os Iniciados “A” venceram na Final a equipa do 1º Dezembro de Queijas por 28-17 e classificaram-se em 1º lugar no Torneio de Abertura. A nossa equipa que na Meia-Final havia vencido uma equipa “B” do SL Benfica (41-13) somou a 11ª vitória consecutiva, sendo a única das 13 equipas de Iniciados que esta época continua invicta! Pelos resultados alcançados, estão de parabéns os nossos rapazes e o seu técnico Pedro Gato, bem coadjuvado pelo João Clemente (preparador físico) e pelo Hélder Sampaio (apoio logístico).

 


[13.12.2009] Festa de Natal do CDM - Andebol 

A Festa de Natal do CD Mafra realizou-se no último Sábado dia 12 Dezembro pelas 20H00 no Pavilhão do CDM. Foi uma noite de muita alegria e convívio, com algumas surpresas e muita, muita animação! Aqui fica um resumo da festa, capatado pela câmara do nosso amigo João Correia!  

 


[07.12.2009] Blogue do Carlos Amaral (CF Sassoeiros) descreve jogo dos Juvenis com o CD Mafra

Como habitual o blogue do CF Sassoeiros da autoria do Carlos Amaral, analisou os jogos dos juvenis com o CD Mafra, numa crónica cuja leitura recomendamos e da qual transcrevemos uma parte. Sugerimos a leitura integral no respectivo blogue.
"O Mafra apresentou-se para esta segunda mão muito mais bem apetrechado e, sem dúvida, determinado a vencer e a garantir o acesso aos lugares cimeiros desta competição. Numa primeira fase, o Sassoeiros conseguiu ripostar e lutar. Mas foi sol de pouca dura. O Mafra conseguiu rapidamente assumir as rédeas do jogo e cavar alguma distância para os nossos Juvenis, que nunca demonstraram capacidade suficiente para inverter os acontecimentos e garantir um resultado mais digno. O resultado final de 21:31 é um espelho perfeito do que aconteceu este sábado e a passagem do Mafra não permite interpretações incorrectas: no cômputo geral foram mais fortes, mais inteligentes, mais determinados e, porque não dizê-lo, mais capazes, mesmo apostando num jogo “físico” e claramente parco em ideias. Perante a avassaladora supremacia física dos seus atletas – especialmente do Diogo Gaspar e do Rodrigo Rosa – o Sassoeiros não teve como ripostar e quando as decisões dos árbitros permitem certo tipo de jogadas (rijas, não violentas), tudo se torna mais difícil. Mas nada disto muda o juízo final: o Mafra foi melhor, claramente, e merece avançar na competição.

Ler a crónica completa...

 


[05.12.2009] Jogadores Juniores do CD Mafra nos Campeonatos Universitários 

O Campeonato Universitário de Lisboa (CUL) conta este ano com dois jogadores do CD Mafra: o André Carioca na equipa da Faculdade de Arquitectura e o Nuno Aniceto na equipa do Instituto Superior Técnico.
Os nossos atletas jogam em equipas bem distintas: o Nuno integra uma das melhores equipas universitárias que luta pelos primeiros lugares (no ano passado o “Técnico” foi 5º no Campeonato Nacional Universitário); já o André integra uma das mais fracas equipas com vários jogadores a praticar a modalidade pela 1ª vez mas que, ainda assim, decidiram estrear-se nas competições universitárias.
O CUL integra este ano 14 equipas - as mesmas 13 do ano passado mais a estreante Faculdade de Arquitectura onde joga o André - e é dominado por equipas dos cursos de desporto e militares (Força Aérea, Escola Naval, Policia,...). O CUL vai decorrer até Maio 2010 e serve de qualificação para o Campeonato Nacional Universitário a disputar depois dessa data.
A equipa de Juniores do CD Mafra tem outros estudantes universitários – o Pedro Mota e o Rodrigo Bento - mas, infelizmente, nas suas Faculdades/Institutos não se pratica a modalidade. Quem sabe não serão eles a semear por lá o “bichinho”…

 


[18.11.2009] CD MAFRA ACOLHEU ENCONTRO DE MINIS

O CD Mafra foi a equipa anfitriã de mais um Encontro de Minis da A.A. de Lisboa. O Encontro decorrereu na manhã de 7/Nov/09. Para além da nossa equipa contou com a presença das equipas da AA Amadora, do Almada AC e do GC Odivelas. Nesse fim de semana de 7-8/Nov/09, além do Encontro de Mafra, decorreram mais três Encontros em pavilhões distintos, envolvendo um total de 15 equipas de Minis.

No Encontro de Mafra a equipa do Almada AC saiu vencedora só com vitórias. O CD Mafra ficou em 3º lugar tendo vencido o GC Odivelas (23-11) e perdido com a AA Amadora (14-31) e o Almada AC (21-27). Até ao Natal o CD Mafra participará em mais três Encontros de Minis: a 22/Nov/09 em Alvalade XXI, em 5/Dez/09 na Quinta de Marrocos e em 19/Dez/09 na Outurela.

 


[05.11.2009] Miguel Fernandes na Selecção Regional de Lisboa de Infantis

Na 4ª convocatória a A.A.Lisboa limitou o lote de convocados a apenas 17 atletas, pelo que a representação do CD Mafra (que chegou a ter 4 atletas) cabe agora unicamente ao guarda-redes Miguel Fernandes. O CDE Camões e o Ginásio Sul são as equipas com mais atletas na selecção (6 cada) seguindo-se o SL Benfica (3), o Sporting e o CD Mafra (1 cada).

 


[03.11.2009] Benfica, Sporting e Belenenses na 2ª Fase do Torneio de Abertura de Infantis

O CD Mafra terminou a 1ª Fase do Torneio de Abertura de Infantis em 3º lugar da Série A, atrás do SL Benfica (1º) e do Belenenses (2º). O SL Benfica venceu todos os jogos tal como o Ginásio do Sul (vencedor da Série B) e o NAAL Passos Manuel (vencedor da Série C).

A 2ª Fase conta com mais três equipas - CoopEscola, NAAL "B" e Sporting. Com a entrada do Sporting em competição, o escalão de Infantis é assim o único da A.A. de Lisboa que conta com a presença dos "três grandes" do andebol de Lisboa - SL Benfica, CF Belenenses e Sporting CP - a par de outras referências importantes do andebol regional - Ginásio Sul, Almada AC, NAAL Passos Manuel e AA Amadora.
 

Publicado por Antonio Fonseca às 20:30

NOTICIAS

FOTO DA SEMANA

EQUIPAS

TREINOS

VIDEOS

OPINIÃO

EDITOR

APOIOS

PAVILHÃO

Boa Tarde, venho informar de que o Campeonato Naci...
TREINOS (Nova Época):SENIORES: TER (20H-21H); QUI ...
Boas, alguem sabe se já estão a decorrer os trein...
Os jogos de apresentação dos escaloes do CD Mafra,...
JUNIORES E SENIORES - 2a feira, dia 1 de setembro,...
Mensagem importante : Informamos todos os atletas ...
não vai acabar? tens a certeza? só um conselho que...
Eu nao sei de nada , o que e que vai acabar?voce e...
o clube degradou-se, já não é o que era. é um club...
Rogersoares é o que se diz pela vila....