Segunda-feira, 1 de Fevereiro de 2010

J10 [F] 1º DEZEMBRO

Última actualização: 06.02.2010

O CD Mafra não foi feliz na deslocação a Queijas mas, a derrota por apenas um golo é enganadora daquilo que se passou no belíssimo pavilhão Noronha Feio. É certo que a dupla de arbitragem teve uma tarde desastrosa e que a falta de sorte nas inúmeras bolas aos postes poderiam ter ditado outro desfecho mas, em rigor, o CD Mafra não fez o suficiente para merecer a vitória e pode queixar-se sobretudo de si próprio. O 1º Dezembro foi um justo vencedor pois foi a equipa mais regular ao longo da partida.

Logo no início do jogo o 1º Dezembro mostrou ser uma equipa muito aguerrida na defesa e impôs um ritmo de jogo extremamente rápido, tirando proveito da velocidade dos seus jovens jogadores, em particular dos pontas. Em oposição, o CD Mafra respondeu com lentidão, mantendo em campo demasiados jogadores que, pelas suas características físicas não se adaptam a um ritmo de jogo muito rápido, apesar de serem muito combativos e tecnicamente evoluídos. A agravar a situação, o desacerto defensivo, levou a que quase todos os jogadores começassem a ralhar uns com os outros. Do banco também não chegou a serenidade que se impunha: demasiada pressão sobre a desastrada dupla de arbitragem e algumas orientações desgarradas, sem possibilidade de fazer uso do necessário time-out por - pasme-se! - falta da respectiva cartolina! A 10 minutos do fim da 1ª parte o CD Mafra perdia por 3 golos de diferença (10-7). Se as coisas até aí não estavam bem, estes últimos minutos foram de desacerto total, sofrendo 4 golos sem resposta, dois deles nos últimos… 30 segundos! A coroar este péssimo momento da equipa, o técnico João Augusto já depois do apito final viu o árbitro mostrar-lhe o gesto de 2 minutos por reincidência e exagero nos protestos (decisão correcta pois já havia sido advertido com cartão amarelo) o que obrigou o CD Mafra a iniciar a 2ª parte com menos um jogador…

Com apenas 7 golos marcados em 30 minutos, a nossa equipa realizou a pior 1ª parte da época. A diferença de 7 golos ao intervalo (14-7), só não foi mais acentuada porque o João Fiúza fez uma exibição notável na baliza, tendo inclusivamente defendido dois livres de 7 metros.

Surpreendentemente, a 2ª parte começa com o João Fiúza no banco dos suplentes, tendo cedido o seu lugar aos dois guarda-redes juvenis, primeiro ao Paulo Isidoro e depois ao Tiago Cipriano que, tendo estado ambos em bom nível, ficaram muito aquém do soberbo desempenho do João Fiúza. Na minha opinião, deixar no banco um jogador com a qualidade e a polivalência do João Fiúza é abdicar de uma importante mais-valia desta equipa. Esta época, como lateral o João Fiúza fez uma média de 4 golos por jogo e nas quatro vezes que esteve na baliza foi duas vezes Melhor em Campo… Tenho a maior admiração pelos guarda-redes juvenis – e eles sabem-no bem – e tenho defendido a presença de um deles na equipa de juniores para que o João Fiúza possa deixar a baliza mas, interrogo-me sobre a necessidade de ter 3 guarda-redes em Queijas.

A entrada do Pedro Mota e do Nuno Aniceto (que viria a sair devido a lesão num choque acidental com um adversário) trouxe um pouco mais de velocidade à equipa e as coisas começaram a melhorar sem que, contudo, tal se traduzisse na inversão da tendência do resultado. Aos 9 minutos da 2ª parte a desvantagem chegava aos 9 golos (19-10), a mais dilatada em todo o jogo. A partir daí a equipa conseguiu finalmente o discernimento necessário para por em campo aquilo que sabe fazer e, sob o comando do Pedro Alexandre encetou a recuperação que, com a reentrada do João Fiúza para a baliza a 9 minutos do fim, tomou um percurso empolgante. Contudo, era demasiado tarde para a reviravolta pois o 1º Dezembro soube defender o resultado, sem pejo em recorrer à falta e ao jogo “feio” para travar os nossos jogadores (nem sempre assinaladas e/ou punidas disciplinarmente pelos árbitros), pelo que os últimos 4 golos do CD Mafra foram apontados de livre de 7 m.

A nível individual também não há muito para destacar para além da tarde fantástica do João Fiúza na baliza e da liderança do Pedro Alexandre dentro de campo, daí a designação de Melhor em Campo. O 1º Dezembro de Queijas revelou ser uma equipa consistente, bem entrosada, com uma defesa aguerrida e rápida a partir para o contra-ataque, com um lote de jogadores dotados de boa técnica. Nota negativa, todavia, em termos de fair-play já que, nas acções defensivas depois de travarem a progressão dos atacantes - agarrando-os ou tapando-lhes a passagem - frequentemente os empurravam já depois do árbitro ter interrompido o jogo, numa atitude desnecessária que retira beleza ao jogo e não dignifica a equipa, a que os árbitros assistiram com total complacência.

Quanto aos árbitros, pior seria difícil. Uma dupla que esta época já rubricou boas exibições mas, que tem vindo a piorar de jogo para jogo. Não faltaram erros grosseiros: faltas atacantes transformadas em livres de 7m, atribuição de 2 minutos ao jogador errado deixando o faltoso dentro de campo, benefício à equipa infractora apitando “antes de tempo” sem deixar a jogada desenrolar ou apitando depois da bola entrar na baliza, invalidando o golo e obrigando à marcação da falta, não interrupção do tempo de jogo na marcação de livres de 7 m (enquanto se divertiam a brincar com as mãos, num gesto fútil e sem interesse), exclusões discricionárias e sem nexo, etc, etc. A coroar o rol de disparates, o pedido de escolta policial para o Manuel Girão, desqualificado por protestos a 4 segundos do final do jogo, constitui uma afronta ao CD Mafra, aos seus jogadores, técnicos, dirigentes e adeptos, que sempre souberam pautar-se por atitudes ordeiras, pelo que fica um apelo ao árbitro Marcelo Rodrigues para que pondere melhor as suas decisões.

 

Fotos: António Fonseca

Publicado por Antonio Fonseca às 22:22

VISITANTES:


desde 30.09.07

NOTICIAS

FOTO DA SEMANA

EQUIPAS

TREINOS

VIDEOS

OPINIÃO

EDITOR

APOIOS

PAVILHÃO

Boa Tarde, venho informar de que o Campeonato Naci...
TREINOS (Nova Época):SENIORES: TER (20H-21H); QUI ...
Boas, alguem sabe se já estão a decorrer os trein...
Os jogos de apresentação dos escaloes do CD Mafra,...
JUNIORES E SENIORES - 2a feira, dia 1 de setembro,...
Mensagem importante : Informamos todos os atletas ...
não vai acabar? tens a certeza? só um conselho que...
Eu nao sei de nada , o que e que vai acabar?voce e...
o clube degradou-se, já não é o que era. é um club...
Rogersoares é o que se diz pela vila....