Segunda-feira, 22 de Fevereiro de 2010

J15 [F] GD RUNA

 Última actualização: 26.02.2010 

Tal como se previa, o CD Mafra saiu derrotado no “duelo” do Oeste. O GD Runa foi mais forte – e forte é a palavra que melhor caracteriza esta equipa – mas, os nossos “miúdos” estiveram fantásticos e venderam cara a derrota. Não faltou garra e brio aos nossos jogadores, apesar de serem fisicamente muito menos dotados que os seus adversários.

O empenho dos nossos jogadores merecia ser premiado com um resultado diferente mas, o árbitro teve uma prestação muito sofrível e isso acabou por tornar as coisas mais difíceis para a nossa equipa. É certo que actuando sozinho a tarefa do árbitro torna-se mais difícil e os erros até foram cometidos para ambos os lados mas, ao optar por não aplicar as penalizações de 2 minutos, o árbitro acabou por prejudicar mais o CD Mafra. Não se compreende como é que uma equipa como o GD Runa, que passou toda a partida a bater forte (e feio!) teve menos exclusões (duas) que o CD Mafra (três). Para além de não atribuir as respectivas penalizações aquando das faltas, o árbitro permitiu demasiados diálogos e protestos dos jogadores não aplicando as penalizações como determinam as regras de jogo.
Apesar da vitória, esta equipa do GD Runa revelou-se uma grande desilusão. Trata-se de uma equipa muito experiente (31 anos de média etária) e com uma elevada motivação mas, para uma equipa que ainda só perdeu um jogo – com o Bairro Janeiro – esperávamos encontrar mais qualidade. Apenas um jogador de excelente gabarito (o nº 3 Paulo Ralha), um bom guarda-redes e mais um ou outro jogador com boa técnica e pouco mais... O sucesso desta equipa assenta essencialmente no combate físico – tem vários jogadores fortes e poderosos – e no talento do nº 3 Paulo Ralha (10 golos), único jogador que consegue evitar que a equipa pratique um andebol medíocre.
Um nota de homenagem e admiração para o nº 2 Victor Martins (1 golo), jogador com a bonita idade de … 45 anos!
No CD Mafra todos estiveram extraordinários pelo que gostaria de nomeá-los todos para Melhor em Campo. Como tal não é possível, escolho dois jogadores, um pela defesa e outro pelo ataque. O João Fiúza fez uma exibição fantástica na baliza (o Tiago Miranda seguiu-lhe o exemplo quando foi chamado a substitui-lo por breves minutos) e o Miguel Gomes esteve em excelente nível a liderar o ataque da nossa equipa e por isso, são estes dois jogadores que partilham a menção de Melhor em Campo, simbolizando o empenho e a bravura de todos os outros. Uma palavra de apreço para o grande jogo que o Ricardo Carmezim rubricou, a provar que é claramente o melhor entre a rapaziada da sua faixa etária! Nota de destaque para o apoio incansável dos adeptos do CD Mafra que se deslocaram a Runa.
Quanto ao curso da partida, o CD Mafra entrou a defender em 3:2:1 e o GD Runa rapidamente passou para a frente do marcador. Essa táctica foi abandonada e o CD Mafra conseguiu chegar à igualdade (9-9) graças à velocidade que conseguiu imprimir na partida, que a defesa do GD Runa não conseguiu acompanhar. A partir daí o CD Mafra passou a trocar um jogador para defender e outro para atacar e não mais conseguiu tirar partido do contra-ataque, acabando por chegar ao intervalo a perder por 12-11. Na 2ª parte o jogo esteve equilibrado até perto do final (19-19). Nos últimos minutos a nossa equipa desconcentrou-se e os jogadores do GD Runa, mais experientes, souberam aproveitar bem as nossas falhas e fizeram 5 golos sem reposta, assegurando a vitória.
Termino dizendo que a partir de hoje não farei mais considerações sobre a táctica de jogo utilizada pelo técnico do CD Mafra. Deixo isso para os especialistas da modalidade, onde obviamente não me incluo. Contudo, vou continuar atento às atitudes e comportamentos de todos os agentes desportivos – jogadores, técnicos, dirigentes e árbitros – e não deixarei de aqui referir o que considero incorrecto. Mais do que formar andebolistas, estamos a formar homens com valores fundamentais a um adequado desenvolvimento psico-social. Não creio que muitos berros e alguns murros na parede sejam o melhor caminho…
 

Fotos: António Fonseca

Publicado por Antonio Fonseca às 22:00

VISITANTES:


desde 30.09.07

NOTICIAS

FOTO DA SEMANA

EQUIPAS

TREINOS

VIDEOS

OPINIÃO

EDITOR

APOIOS

PAVILHÃO

Boa Tarde, venho informar de que o Campeonato Naci...
TREINOS (Nova Época):SENIORES: TER (20H-21H); QUI ...
Boas, alguem sabe se já estão a decorrer os trein...
Os jogos de apresentação dos escaloes do CD Mafra,...
JUNIORES E SENIORES - 2a feira, dia 1 de setembro,...
Mensagem importante : Informamos todos os atletas ...
não vai acabar? tens a certeza? só um conselho que...
Eu nao sei de nada , o que e que vai acabar?voce e...
o clube degradou-se, já não é o que era. é um club...
Rogersoares é o que se diz pela vila....