Terça-feira, 23 de Fevereiro de 2010

OPINIÃO (IV)

O regresso da 2ª Divisão...

 

Foram muitos os visitantes que se insurgiram quando em Março do ano passado “declarei” aqui no blog o CD Mafra como Campeão Regional da 2ª Divisão no escalão de Juvenis. Que a 2ª Divisão não existia, diziam uns. Que a série servia apenas para apurar o menos mau (8º lugar), diziam outros. Que era presunção da minha parte intitular os juvenis do CD Mafra de Campeões. Um blog alterar as designações oficiais da FPA/AAL era um exagero, uma blasfémia!
A polémica foi tal que usei o tema para a mentirinha de 1º de Abril: uma suposta autoridade AACC (fictícia) havia encerrado o blog na sequência de uma queixa de um visitante sobre a notícia publicada no blog a dar conta de que o CD Mafra era Campeão Regional da 2ª Divisão. Houve quem percebesse logo a brincadeira mas, também houve quem tivesse acreditado...
Relembro que a equipa Juvenil do CD Mafra depois do brilhante 3º Lugar no Torneio de Abertura (viria a ser 4º lugar no Torneio de Encerramento) falhou a qualificação para o escalão principal do Campeonato Regional (devido a critérios de desempate de equidade duvidosa). Contudo, nesse escalão secundário, o CD Mafra venceu os 6 jogos com uma evidente supremacia sobre os adversários (margens superiores a 16 golos) mas, à luz da terminologia da FPA/AAL dessa época, em vez de Campeão Regional da 2ª Divisão foi … 8º lugar do Campeonato Regional.
Tal como referi na altura, como todos gostam de ser campeões de algo, entendo que em escalões de formação, deve existir uma preocupação acrescida nas designações dos campeonatos por parte dos responsáveis da modalidade, como forma de promover o positivismo e a auto-estima das nossas crianças e jovens. Daí eu defender a existência de Campeões da 1ª, da 2ª e, quiçá, da 3ª ou da enésima Divisão!
 
Felizmente na presente época tudo regressou à "normalidade"! Os Juvenis têm agora um Campeonato da 1ª Divisão e um Campeonato da 2ª Divisão, cada um com 8 equipas. E o regresso da 2ª Divisão não se ficou só pelos Juvenis, pois os Iniciados e até os Infantis têm agora Campeonatos Regionais com 1ª e 2ª Divisão! Tal significa que este ano teremos três campeões da 2ª Divisão: um nos Juvenis, outro nos Iniciados e ainda outro nos Infantis. Este ano o tema pouco interessa ao CD Mafra pois felizmente conseguiu qualificar-se para a 1ª Divisão nos três escalões (embora a sua equipa “B” de Iniciados dispute o Campeonato da 2ª Divisão) mas, eu não poderia deixar de fazer referência ao tema até porque os puristas do ano passado este ano ainda nada comentaram aqui no blog sobre esta matéria…
Agora que a 2ª Divisão está de volta ao Campeonato Regional de Juvenis (sempre me lembro de existir 1ª e 2ª Divisão nos Juvenis, excepto no ano passado) é com toda a legitimidade que o CD Mafra pode inscrever no seu historial que na Época 2008-2009 se sagrou Campeão Regional de Juvenis da 2ª Divisão.
 
Encerrada esta questão, gostaria de trazer à discussão o modelo de disputa dos Campeonatos Regionais, que desde o ano passado deixou de ser todos contra todos a duas voltas, para se fazer a uma só volta com jogos em casa e fora, definidos por sorteio. Tomo como exemplo o Campeonato de Juvenis, por ser aquele que melhor tenho acompanhado nos últimos anos.
Em 2006/07 o Campeonato Regional de Juvenis foi disputado por 8 equipas, em sistema todos contra todos a duas voltas, com 14 jogos por equipa (14 Jornadas) num total de 56 jogos, tendo sido Campeão a AA Amadora.
Na época seguinte - 2007/08 - o Campeonato Regional de Juvenis foi disputado por 7 equipas, em sistema todos contra todos a duas voltas, com 12 jogos por equipa (12 Jornadas) num total de 42 jogos, tendo sido Campeão o CD Paço de Arcos.
Na época passada - 2008/09 – após uma fase de qualificação envolvendo 14 equipas distribuídas por 2 séries, o Campeonato Regional de Juvenis foi disputado por 7 equipas, a uma só volta, com 6 jogos por equipa (6 Jornadas) num total de apenas 21 jogos, tendo sido campeão o Sporting “B”.
Na presente época – 2009/10 – após uma fase de qualificação envolvendo 18 equipas distribuídas por 3 séries, o Campeonato Regional vai ser disputado por 8 equipas, a uma só volta, com 7 jogos por equipa (7 Jornadas) num total de apenas 28 jogos.
 
Na minha opinião o modelo de campeonato de todos contra todos a duas voltas (casa e fora) é o mais justo e competitivo. Os modelos a uma só volta além de proporcionarem menos jogos, revelam falta de equidade em matéria de jogos em casa versus fora. Com 8 equipas como acontece este ano nos Juvenis, umas vão jogar 4 vezes em casa e outras apenas 3 vezes, sendo a escolha dos jogos em casa e fora feita por sorteio. Ao CD Mafra calhou jogar 4 vezes fora (AA Amadora, Ginásio Sul, CD Paço de Arcos e UJ Alverca) mas, até nem se pode queixar do sorteio pois joga em casa com as equipas teoricamente mais fortes, isto é, com os três primeiros classificados do Torneio de Abertura  (Belenenses, Almoçageme e GS Loures).
Com o mesmo número de equipas em prova (8) o futuro campeão de 2009/10 fará apenas metade dos jogos que o campeão de 2006/07 teve de realizar e, independentemente da justiça do vencedor, ficará sempre a dúvida pelos jogos que disputou em casa e fora, uma vez que não haverá a equidade das voltas.
 
António Fonseca
Editor do Blog
2 Março 2010
 
COMENTAR ESTE ARTIGO DE OPINIÃO                    LER OUTROS ARTIGOS DE OPINIÃO
Publicado por Antonio Fonseca às 16:41

VISITANTES:


desde 30.09.07

NOTICIAS

FOTO DA SEMANA

EQUIPAS

TREINOS

VIDEOS

OPINIÃO

EDITOR

APOIOS

PAVILHÃO

Boa Tarde, venho informar de que o Campeonato Naci...
TREINOS (Nova Época):SENIORES: TER (20H-21H); QUI ...
Boas, alguem sabe se já estão a decorrer os trein...
Os jogos de apresentação dos escaloes do CD Mafra,...
JUNIORES E SENIORES - 2a feira, dia 1 de setembro,...
Mensagem importante : Informamos todos os atletas ...
não vai acabar? tens a certeza? só um conselho que...
Eu nao sei de nada , o que e que vai acabar?voce e...
o clube degradou-se, já não é o que era. é um club...
Rogersoares é o que se diz pela vila....