Segunda-feira, 17 de Setembro de 2012

HISTORIAL

Última atualização: 03.07.2013

 

BREVE RESENHA HISTÓRICA SOBRE O ANDEBOL EM MAFRA

 [clica nas fotos para saberes mais]

 

As origens do andebol em Mafra [1978]

O Clube Desportivo de Mafra nasceu para o futebol em maio de 1965 mas só 20 anos mais tarde viria a abraçar o andebol. A tradição do andebol em Mafra remonta a 1978 e teve o seu embrião na Escola Secundária de Mafra com  a formação do GDESM (Grupo Desportivo da Escola Secundária de Mafra) que viria a ser federado e a participar nas Competições Regionais da Associação de Andebol de Lisboa. O GDESM acabaria por ser integrado no Clube Desportivo de Mafra no início dos anos 80 e foi com as cores do CD Mafra que a equipa de Seniores de Andebol participou nas Competições Regionais durante cerca de uma década. Faziam parte dessa equipa algumas das pessoas que hoje estão ligadas à atual Secção de Andebol, como técnicos e dirigentes, designadamente o José Mota, o Rogério Soares e o Pedro Gato. Em meados dos anos 80 surgiu o Académico de Mafra, clube formado pela Casa do Povo de Mafra que assegurava a formação em andebol. Foi no Académico de Mafra, em 1986, que o Carlos Galambas se iniciou no andebol, tendo-se transferido para o Belenenses no ano seguinte, dando início a uma longa e prestigiante carreira.

Todavia, nessa altura não foi dada continuidade ao projeto do andebol em Mafra e a modalidade acabaria por ser extinta em 1993-1994, por falta de praticantes.

 

O renascer do andebol em Mafra [2000]

Em 2000 foi estabelecido um protocolo entre a Federação Portuguesa de Andebol e o CD Mafra que permitiu relançar a modalidade em Mafra. O José Mota – antigo jogador do GDESM – assumiu a liderança da Secção de Andebol do CD Mafra e o José Bita -  antigo Técnico da Federação – foi colocado em Mafra com a missão de angariar, ensinar e promover o andebol, pelo que em 2003 o CD Mafra voltou a entrar em competição, com uma equipa federada de Infantis. Essa equipa, coordenada pelo Técnico José Bita, prosseguiu a formação e a competição no escalão de Iniciados mas, quando atingiu o escalão de Juvenis passou a ser coordenada pelo Professor Carlos Prata e pelo Técnico Pedro Alexandre (antigo jogador do NAAL Passos Manuel e do AA Amadora). Até Maio de 2008, essa equipa (então de Juvenis) seria a única equipa federada do CD Mafra.

 

Em maio 2008, no Torneio de Encerramento, o CD Mafra fez a estreia de uma 2ª equipa federada, no escalão de Infantis (a par da equipa de Juvenis). A formação dessa equipa de Infantis havia sido iniciada na Época 2005-2006 pelo José Bita (com o apoio do Mário Borges), tendo sido constituídas equipas não-federadas de Bambis, Minis e Infantis, que participaram regularmente nos Torneios Abertos da Câmara Municipal de Oeiras, disputados em Talaíde. Esse trabalho foi continuado pelo Prof. Carlos Prata (2007-2008) e pelo António Galambas (2008-2009), tendo sido lançado um programa de promoção e captação junto das Escolas de Mafra para a formação de novas equipas de Bambis e Minis.

 

A estreia da equipa federada de Infantis coincidiu com a inauguração do novo piso do Pavilhão Gimnodesportivo do CD Mafra em 24 maio de 2008, que foi um marco decisivo para o crescimento e consolidação do andebol em Mafra, já que as equipas puderam passar a disputar jogos em casa, o que não acontecia até essa data por o piso do pavilhão ser inadequado e não estar por isso homologado para a disputa de jogos oficiais. A cerimónia de inauguração do novo piso do pavilhão contou com a presença da Presidente da AAL (D. Ana Maria Cabral), do Presidente do CDM (Sr. José Florindo) e demais dirigentes do CD Mafra, tendo sido homenageados alguns antigos desportistas e técnicos do clube, festa que terminou com um jogo de andebol entre as duas equipas Seniores da Liga Profissional convidadas, o CF Belenenses e o Águas Santas.

O crescimento sustentado do andebol em Mafra [2008]

Na Época 2008-2009 o CD Mafra entrou em competição em três escalões de formação - Infantis, Iniciados e Juvenis – e a partir da Época 2009-2010 passou a competir em todos os escalões de formação desde os Minis aos Juniores. Na Época 2012-2013, com os jogadores pioneiros (nascidos em 1991) alcançaram o escalão de seniores, foi criada uma equipa de Seniores integrando também os jogadores juniores (nascidos em 1992, 1993 e 1994). Todavia, a participação de jogadores seniores ocorreu em 2009, quando os Juniores foram forçados a participar no Campeonato Regional de Seniores (por falta de equipas de Juniores), aproveitando-se para reforçar a equipa com alguns jogadores seniores que tinham ligação ao Clube, caso do técnico Pedro Alexandre, do Manuel Girão e do Ricardo Carmezim, pais de atletas do escalão de Minis, um momento impar na história do Clube, que juntou duas gerações de jogadores em competição.

O rápido crescimento da modalidade levou ao alargamento do leque de Dirigentes (normalmente os pais dos atletas, em regime de voluntariado) e à contratação de novos Técnicos: o Pedro Gato e o António Galambas (que entretanto saíram, por razões profissionais), o Prof. João Augusto (antigo jogador do Oriental), o Manuel Girão (antigo jogador do Sporting), o Major Rui Cupido e, em 2012, o Prof. Ricardo Vaz (ex-técnico do ABV Almoçageme e do Belenenses). A aposta na formação não se limitou aos jogadores e já há também uma nova geração de Técnicos – Miguel Gomes, David Leitão, João Fiúza e Vasco Pereira – e de árbitros – Tiago Cipriano, Vasco Pereira e David Leitão – oriundos das camadas de formação do Clube.

 

Em 2010 o CD Mafra conquistou os primeiros títulos oficiais da “nova era”. Sob o comando do técnico Pedro Gato, a equipa de Iniciados venceu o Torneio de Abertura e conquistou o Campeonato Regional. Em 2011 a equipa de Juniores liderada pelo técnico João Augusto venceu a Taça de Lisboa e em 2012 esteve presente na Final do Torneio de Encerramento cedendo apenas para o Belenenses (26-28). Em 2012, sob a orientação do técnico Pedro Alexandre, os Juvenis conquistaram o Campeonato Regional, enquanto os Iniciados comandados pelo técnico João Augusto (entretanto substituído pela dupla Carlos Galambas e Pedro Gato), asseguraram a qualificação para a Fase Final do Campeonato Nacionalda 2ª Divisão (disputado em Leça da Palmeira), sendo a primeira vez que uma equipa do CD Mafra alcançou tal nível da competição, tendo ficado classificada em 4º lugar (entre 70 participantes). Tal feito viria a ser repetido na época seguinte (2012-2013) pelos Juvenis, que disputaram a Fase Final do Campeonato Nacional da 2ª Divisão em Mafra obtendo o 4º lugar (entre 107 participantes).

 

A breve passagem do Carlos Galambas como técnico das equipas de Iniciados e Juniores do CD Mafra (de abril a julho 2012) foi um marco histórico para o clube, dado o carinho que os mafrenses têm por esta grande referência do andebol nacional. O Carlos Galambas deixou o CD Mafra para assumir as funções de treinador-adjunto do Madeira SAD, respondendo a um convite do seu ex-treinador Alexander Donner. 

Para além da participação nas Competições Regionais as equipas do CD Mafra têm marcado presença em vários Torneios. Em julho de 2008 os Infantis e os Iniciados participaram no Torneio Costa de Oiro em Lagos. Em abril 2012 os Infantis e os Juvenis B participaram no Torneio Carlos Fonseca em Samora Correia. Todavia, a participação mais regular (desde 2009) tem sido no prestigiado Torneio Internacional Nazaré Cup. Na edição de 2009 participou a equipa de Juvenis (10º lugar em 19 equipas) e na edição de 2010 participou a equipa de Iniciados (7º lugar em 17 equipas). Em 2011 a participação foi alargada aos três escalões masculinos a que o Torneio se destina: Infantis (10º lugar em 15 equipas), Iniciados (11º lugar em 14 equipas) e Juvenis (16º lugar em 18 equipas). Em 2012o clube fez-se representar apenas pela equipa de Juvenis (10º lugar em 17 equipas) e em 2013 participaram novamente três equipas aproveitando o alargamento do Torneio ao escalão de Juniores: Infantis (12º lugar em 12 equipas), Juvenis (5º lugar em 15 equipas) e Juniores (8º lugar em 8 equipas).

 

Em 2010 a Associação de Andebol de Lisboa entregou à Secção de Andebol do CD Mafra a organização do Dia do Andebol, evento destinado aos escalões de Bambis e Minis, que decorreu nas instalações do Parque Desportivo Municipal. O sucesso desse evento levou a Associação de Andebol a repetir a atribuição em 2011 e em 2012, tendo o CD Mafra respondido com grande qualidade organizativa, tornando esse evento numa verdadeira festa do andebol para os mais pequeninos. Em 2013 a Federação Portuguesa de Andebol confiou na capacidade organizativa do andebol do CD Mafra atribuindo-lhe a organização da Fase Final do Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Juvenis, que teve lugar no pavilhão do Parque Desportivo Municipal de Mafra.

 

Em junho 2011 o CD Mafra estreou a equipa femininade Iniciados/Juvenis num jogo particular com o NAAL Passos Manuel, tendo em vista uma futura entrada nas competições Regionais, que viria a ocorrer na época seguinte. A primeira vitória feminina aconteceu em novembro 2011, em Odivelas (14-16) e a progressão desta equipa foi muito rápida, de tal forma que na época 2012-2013 esteve na disputa final pelo Campeonato Regional.

Uma nota de referência para a presença pontual de jogadores do CD Mafra nos treinos das Seleções Regionais de Infantis M, Iniciados M e JUvenis F e, para transferência de vários atletas para os maiores clubes de Lisboa, nomeadamente, Sporting: Daniel Borges (2009), Duarte Borges (2009), João Paulo (2009), Pedro Fiúza (2010), Belenenses: Miguel Clemente (2010) e SL Benfica: Diogo Gaspar (2010). Alguns deles, entretanto, regressaram ao CD Mafra.

O crescimento da modalidade foi também trazendo mais adeptos ao pavilhão do CDM. Em fevereiro de 2009, a Margarida Pereira causou grande surpresa ao estrear as Cheerleaders do CDM num jogo dos juvenis contra o Sporting. Até ao final da época as Cheerleaders animariam a bancada com muita cor e alegria e foram pioneiras na forma de participar no espetáculo do andebol.

Ao longo da época 2010-11 os juvenis desempenharam um papel fundamental no apoio aos vários escalões, promovendo uma cultura de apoio permanente e incondicional a todos os escalões (orgulho em “ser do Mafra”), dentro dos valores do desportivismo e respeito.

A capacidade mobilizadora da comunidade andebolista do CD Mafra ficou bem demonstrada no jogo de despedida do Carlos Galambas (em maio 2011), um “filho da terra” muito acarinhado por toda a comunidade mafrense e em junho 2011 com as presenças em duas Finais (Taça de Juniores e Torneio de Encerramento de Iniciados) e em Junho 2013 aquando da organização da Fase Final do Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Juvenis, propiciando sempre um saudável ambiente de festa e entusiasmo nas bancadas.

Em setembro 2011 os juvenis Rui Batalha e Rodrigo Esteves fundaram oficialmente a “Claque do Andebol de Mafra”, adotaram o javali como mascote e criaram novos cachecóis, bandeiras, cânticos e uma página no facebook, que de imediato teve uma forte adesão da comunidade andebolística mafrense.

O reconhecimento pelo trabalho feito [2012]

A época 2011-2012 contou com mais de uma centena de jogadores federados pelo CD Mafra, distribuídos pelas 7 equipas em competição, o que constituiu um recorde para o andebol de Mafra: Juniores, Juvenis (2 equipas), Iniciados, Infantis e Minis Masculinos e ainda, Juvenis Femininos. Essas equipas mantiveram-se na época em curso (2012-2013) tendo a equipa de Juniores dado lugar à equipa de Seniores de modo a não deixar nenhum jogador fora da competição.

O reconhecimento oficial pelo trabalho feito em prol do andebol, chegou em janeiro 2012 na Gala dos 80 anos da Associação de Andebol de Lisboa que decidiu atribuir ao CD Mafra o galardão de Clube do Ano 2011, a maior distinção alguma vez atribuída ao clube!

 

PALMARÉS DO ANDEBOL DE MAFRA

  

 

ESCOLHA A ÉPOCA A CONSULTAR E SERÁ ABERTA UMA NOVA JANELA

ÉPOCA 2012-13 | ÉPOCA 2011-12 ÉPOCA 2010-11 |

ÉPOCA 2009-10 | ÉPOCA 2008-09 | ÉPOCA 2007-08 | ÉPOCA 2006-07 |

| ANOS 2000s ANOS 1980s |

 

Publicado por Antonio Fonseca às 14:00

NOTICIAS

FOTO DA SEMANA

EQUIPAS

TREINOS

VIDEOS

OPINIÃO

EDITOR

APOIOS

PAVILHÃO

Boa Tarde, venho informar de que o Campeonato Naci...
TREINOS (Nova Época):SENIORES: TER (20H-21H); QUI ...
Boas, alguem sabe se já estão a decorrer os trein...
Os jogos de apresentação dos escaloes do CD Mafra,...
JUNIORES E SENIORES - 2a feira, dia 1 de setembro,...
Mensagem importante : Informamos todos os atletas ...
não vai acabar? tens a certeza? só um conselho que...
Eu nao sei de nada , o que e que vai acabar?voce e...
o clube degradou-se, já não é o que era. é um club...
Rogersoares é o que se diz pela vila....