Segunda-feira, 30 de Julho de 2007

Balanço da Época 2006/07

 

 

Na Época 2006-2007 no escalão de Juvenis, a Associação de Andebol de Lisboa contou com a inscrição de 16 equipas, embora duas delas (Runa e Oriental) só se tenham apresentado em competição em Junho, para o Torneio de Encerramento. Ao longo da época o CD Mafra teve o privilégio de jogar com 13 dessas 16 equipas, não tendo defrontado apenas o Belenenses, o Passos Manuel e o Oriental.
 
A época começou com o Torneio de Abertura (1ª Fase), em Outubro 2006, em que as 14 equipas participantes foram distribuídas por 4 séries. O CD Mafra teve como adversários o SL Benfica e a AA Amadora, tendo de disputar ambos os jogos nos fora de casa. Apesar disso, nada mais motivador para iniciar a época do que uma deslocação ao Pavilhão EDP do Estádio da Luz, oportunidade única de jogar em tão prestigiado palco, uma vez que o SL Benfica além de ser de outro escalão competitivo, habitualmente utiliza o Pavilhão da Escola Quinta de Marrocos, daí que a pesada derrota sofrida (que viria a ser a pior da época) não desmotivou os nosso jogadores.
 
A 2ª Fase do Campeonato Regional - que dava acesso aos Campeonatos Nacionais - foi disputada durante os meses de Outubro e Novembro 2006 pelas mesmas 14 equipas da 1ª Fase, agora distribuídas por duas séries de 7 equipas cada. O CD Mafra integrou a Série A "escapando" ao Belenenses (a melhor equipa da A.A Lisboa) mas, repetiu o SL Benfica e a AA Amadora,  aos quais se juntaram o Sporting, o Almada AC, o Paço de Arcos e o Boa Hora, equipas com larga tradição na modalidade.
 
Perante adversários tão difíceis, o CD Mafra estabeleceu como objectivos, consolidar a equipa com a integração dos jogadores recém chegados (todos eles inexperientes na prática do andebol),  conseguir frente ao SL Benfica um resultado melhor que o da 1ª Fase (marcar mais e sofrer menos) e vencer o Boa Hora, até porque ambos os jogos com estes adversários seriam disputados em Mafra. Apenas este último objectivo não foi alcançado mas, faltou pouco, já que a nossa equipa chegou a estar a vencer por 4 golos mas, o Boa Hora foi muito eficaz na marcação de livres de 7 metros (beneficiou de 6) e acabou por vencer pela margem mínima (22-21).
 
 
 
 
.
O Almada AC acabou por ser a grande surpresa desta fase ao vencer a Série A, derrotando categoricamente fora de casa os dois "grandes", o Sporting por 33-29 e o SL Benfica por 37-29, proeza que atirou o Sporting (3º classificado) irremediavelmente para a 2ª Divisão Nacional. Na Série B o Belenenses venceu sem surpresas, seguido do Ginásio do Sul, enquanto que o Passos Manuel se juntou ao Sporting no Campeonato Nacional da 2ª Divisão, acabando mesmo por se sagrar campeão (onde o Sporting não conseguiu melhor que o 3º Lugar, atrás da equipa dos Carvalhos).
 
Assim, Almada AC, SL Benfica, Belenenses e Ginásio do Sul prosseguiram a caminhada para acesso à Fase Final do Campeonato Nacional da 1ª Divisão mas, apenas o SL Benfica e o Belenenses conseguiram lá chegar, juntando-se às equipas do norte do país e ao representante da Madeira, que em Maio 2007 viriam a disputar a Fase Final do Campeonato Nacional, onde o Francisco da Holanda (Guimarães) se sagrou Campeão Nacional de Juvenis da época 2006/2007 e o Belenenses se sagrou vice-campeão, seguido do ABC Braga, do SL Benfica e do Águas Santas.

 

 

 

 

Antes disso, no Campeonato Regional de Lisboa, os 3 últimos classificados de cada uma das duas séries da 2ª Fase juntaram-se numa única série para disputar a 3ª Fase, entre Dezembro 2006 e Janeiro 2007. O CD Mafra tinha como objectivos vencer o CDE Camões (fora) e o Boa Hora (em casa). No Liceu Camões o CD Mafra pode lamentar-se da falta de sorte pois chegou a estar a vencer por uma margem de 4 golos e acabou por perder pela diferença mínima ( ) com o golo da vitória camoniana apontado de forma irregular. Naquele que seria o jogo da desforra com o Boa Hora, a nossa equipa esteve muito mal a partir do meio da 1ª parte, quando o resultado estava em 5-5, acabando mesmo por fazer a pior 2ª parte da época, marcando apenas 3 golos e perdendo o jogo por uns expressivos 9-23.
O Paços de Arcos venceu esta 3ª fase somando por vitórias todos os jogos disputados, seguido do GS Loures e do Odivelas.
 
Entre Janeiro e Maio 2007 as 8 equipas não apuradas para os Campeonatos Nacionais - AA Amadora, Colégio São João de Brito, Paço de Arcos, Loures, Odivelas, Boa Hora, CDE Camões e CD Mafra - disputaram o Campeonato Regional da 2ª Divisão, numa única série com jogos a duas mãos (casa e fora).

 

 

 

Em termos competitivos, a AA Amadora sagrou-se campeã da 2ª Divisão Regional, tendo sido derrotada uma única vez (e pela margem mínima de 1 golo) na deslocação a Loures. Na luta pela fuga ao último lugar o CD Mafra não conseguiu superar os adversários que poderiam estar ao seu alcance - CDE Camões e Boa Hora - tendo sido derrotado nos quatros jogos, embora em todos eles tenha estado a vencer. De referir que, curiosamente, as melhores exibições da nossa equipa se registaram contra as equipas mais fortes. Embora não tenham conseguido vencê-las, por diversas vezes estiveram em vantagem durante os jogos, o que só por si é revelador da qualidade técnica dos nossos jogadores, faltando-lhes espírito competitivo.
 
Em Junho, 13 equipas disputaram o Torneio de Encerramento da época (apenas Sporting CP, CSJ Brito e Passos Manuel não participaram), com o GD Runa e o Oriental a fazerem a sua estreia, uma vez que não haviam ainda entrado em competição nesta época 2006/2007. O CD Mafra já havia visitado Runa (no concelho vizinho de Torres Vedras) no final de Janeiro 2007 para um jogo amigável, que a nossa equipa venceu por 24-17. Congratulamo-nos com a entrada em competição de mais uma equipa de juvenis da zona Oeste, tanto mais que o GD Runa já vinha competindo nos restantes escalões etários, desde os bambis aos seniores, sendo por isso um bom exemplo a seguir pelo CD Mafra.
Ao CD Mafra calhou de novo o SL Benfica, a AA Amadora, o Almada, o CDE Camões e ainda o GD Runa e o Ginásio Sul, equipa com a qual ainda não havia jogado. A vitória sobre o GD Runa por 38-19 em 3 Junho seria a primeira vitória da época em jogos oficiais. Já em Julho, no último jogo da época o CD Mafra repetiria essa vitória sobre o GD Runa mas, por números ainda mais expressivos, deixando uma marca de confiança para a próxima temporada.
.

 

Para ver os resultados de todos os jogos, por ordem cronológica vá a Resultados.

 

Publicado por Antonio Fonseca às 22:00

VISITANTES:


desde 30.09.07

NOTICIAS

FOTO DA SEMANA

EQUIPAS

TREINOS

VIDEOS

OPINIÃO

EDITOR

APOIOS

PAVILHÃO

Boa Tarde, venho informar de que o Campeonato Naci...
TREINOS (Nova Época):SENIORES: TER (20H-21H); QUI ...
Boas, alguem sabe se já estão a decorrer os trein...
Os jogos de apresentação dos escaloes do CD Mafra,...
JUNIORES E SENIORES - 2a feira, dia 1 de setembro,...
Mensagem importante : Informamos todos os atletas ...
não vai acabar? tens a certeza? só um conselho que...
Eu nao sei de nada , o que e que vai acabar?voce e...
o clube degradou-se, já não é o que era. é um club...
Rogersoares é o que se diz pela vila....