Quinta-feira, 14 de Abril de 2011

OPINIÃO (V)

 

Esmiuçando o Campeonato de Juniores...

AA Amadora Campeão 100% vitorioso

A AA Amadora venceu o Campeoanto Regional de Juniores de 2010-2011 só com vitórias. Os jogadores campeões, orientados pelo técnico Paulo Santos são: André Andrade, André Teixeira, Antonio Correia, Daniel Vieira, David Mendonça, Diogo Santos, Erickson Silva, Miguel Carvalho, Nuno Francisco, Paulo Casaca, Pedro Andrade, Ricardo Costa, Ruben Ferrajão, Tiago Salgueiro e Vitor Charneca. A todos eles, bem como aos dirigentes e pais apresento as minhas felicitações.

 

O melhor e o pior do Campeonato Regional

A AA Amadora é um justo Campeão pois derrotou todos os adversários mas, o sistema de disputa do campeonato a uma só volta, peca por falta de equidade. Por vicissitudes do sorteio, a AA Amadora acabou por beneficiar da disputa em casa dos jogos com os adversários mais fortes: Vitória de Setúbal (2º), ABV Almoçageme (3º) e CD Mafra (4º).

Os aspectos menos positivos deste Campeonato Regional foram o já citado sistema de disputa a uma só volta e a ausência de árbitros oficiais em demasiados jogos. Pela positiva, destaco o empenho dos jogadores e o aumento do fair-play dentro e fora de campo, comparativamente a anos anteriores, o que é muito salutar. Também gostaria de enaltecer a presença regular da Presidente da Associação de Lisboa, D. Ana Maria Cabral, em diferentes pavilhões, que assim vem reforçando o relacionamento da Associação com os Clubes. 

Finalmente, uma palavra de apreço para as duas equipas da Associação de Setúbal (Vitória de Setúbal e IFC Torrense) que foram uma das boas novidades deste Campeonato Regional, um modelo que desejo ver repetir-se em futuras edições da prova e, eventualmente, alargado à Associação de Santarém. O campeonato ficou mais competitivo e interessante, sem que tenha havido um significativo agravamento das despesas dos clubes.

 

Vitória de Setúbal foi a melhor equipa

Com base naquilo que vi nos confrontos com o CD Mafra, o Vitória de Setúbal mostrou ser a melhor equipa do Campeonato Regional, com um conjunto que, na minha opinião, é ligeiramente superior à formação da Amadora. Todavia, o Vitória de Setúbal não deu prioridade a esta competição (pois encontra-se também a disputar o Campeonato Nacional) e logo na 1ª jornada apresentou-se na Amadora desfalcado de alguns jogadores influentes: Artem Kuybida, Andre Fonseca, Francisco Fuzeta e Bruno Gomes, que só mais tarde foram entrando na competição (e todos eles viriam a estar presentes no jogo em Mafra). O Vitória acabaria por perder na Amadora por 2 golos de diferença (32-30), comprometendo irremediavelmente as suas eventuais aspirações neste Campeonato Regional.

Outra das equipas que não deu prioridade ao Campeonato Regional foi o Almada AC, que aproveitou para rodar os seus jogadores, acabando mesmo por se classificar em último lugar.

 

ABV Almoçageme de novo no podium

A equipa de Almoçageme conseguiu um lugar no “podium” no seu primeiro ano de Juniores, o que é notável se tivermos em conta que se trata da mais jovem equipa a disputar o campeonato, com um plantel de apenas 14 jogadores. De facto, metade desse plantel é ainda juvenil (de 2º e 3º ano) e dos juniores só um é de 3º ano (o Márcio Correia), os restantes são todos juniores de 1º ano. De salientar ainda que, esta equipa da ABV Almoçageme nos quatro anos de Juvenis, conseguiu sempre posicionar-se nos lugares do podium: em 2010 (o campeão foi o Belenenses), em 2009 (o campeão foi o Sporting e o 2º foi o GS Loures) e em 2008 (o campeão foi o CD Paço de Arcos).

 

A prestação do CD Mafra

A prestação do CD Mafra foi muito boa, tendo em conta o reduzido lote de jogadores e a quantidade de treinos que a equipa tem conseguido fazer. Os momentos positivos superaram largamente os momentos menos bons. As derrotas do CD Mafra ocorreram diante de adversários superiores e por isso já eram esperadas. Apenas a derrota em Alverca pode ser considerado um momento menos positivo, tanto mais que foi a única vitória conseguida pelo UJ Alverca no campeonato! Não foi uma situação inédita entre estas equipas pois já em 2008 (então nos Juvenis) tal tinha acontecido. Também nessa altura o UJ Alverca conseguiu uma única vitória no campeonato, que acabaria por afastar o CD Mafra da disputa do 1º lugar. É caso para dizer que somos a equipa talismã do UJ Alverca!

Todas as vitórias do CD Mafra neste campeonato foram importantes mas, destaco a vitória sobre o CDE Camões por ter sido a primeira e a vitória sobre o IFC Torrense por ter permitido ao CD Mafra ascender ao 4º lugar da classificação, depois de ter passado a maior parte do campeonato em 5º lugar. Claro que a vitória sobre o CF Sassoeiros pela expressão dos números (16 golos de diferença) foi também um dos momentos marcantes da época, até porque o CF Sassoeiros não havia perdido por mais de 5 golos de diferença e mesmo a AA Amadora na última jornada não conseguiu fazer melhor que o CD Mafra.

A derrota mais pesada do CD Mafra foi com o V. Setúbal (26-39) mas, aconteceu só nos minutos finais quando o técnico do CD Mafra a perder por uma diferença de 6 golos tentou o tudo por tudo para vencer o jogo. Na Amadora, o CD Mafra chegou a “assustar” o futuro campeão, tendo estado a vencer por uma diferença de 6 golos, o que obrigou a AA Amadora a “suar a camisola” e a encarar a nossa equipa com o máximo de respeito. A derrota em Almoçageme era de algum modo esperada pois trata-se de um adversário difícil, praticamente imbatível no seu pavilhão, onde o CD Mafra se apresentou com muitos juvenis, (6) devido à indisponibilidade de vários jogadores juniores.

 

VER RESULTADOS (Site FPA)

 

170 jogadores disputaram o Campeonato

Até se encontrar o campeão as 9 equipas disputaram 45 jogos, ao longo de 9 jornadas, tendo participado nesses jogos um total de 170 jogadores. O Almada AC foi a equipa que mais jogadores utilizou na prova (23 jogadores) seguida do CDE Camões (19 jogadores) e do V. Setúbal (18 jogadores). As equipas que menos jogadores utilizaram foram o CF Sassoeiros (12 jogadores, não incluindo o guarda-redes juvenil João Santos que fez apenas dois jogos), o CD Mafra (13 jogadores, excluindo os juvenis que disputaram o último jogo), o ABV Almoçageme (14 jogadores) e o UJ Alverca (14 jogadores).

 

O Melhor Ataque e a Melhor Defesa do Campeonato

O melhor ataque do campeonato foi o do Vitória de Setúbal com 319 golos marcados (média de 35 golos por jogo) e a melhor defesa foi a da AA Amadora com 224 golos sofridos (média de 25 golos por jogo). A AA Amadora conseguiu também a melhor diferença entre golos marcados e golos sofridos (69 golos) seguido do V. Setúbal (55 golos). O CD Mafra marcou 255 golos e sofreu 262 golos (média de 28 e 29 golos por jogo, respectivamente), considerando o resultado de 27-27 com o Almada AC, que viria a ser alterado administrativamente para 15-0 devido a irregularidades.

 

As maiores Goleadas

A AA Amadora venceu todos os jogos, enquanto o V. Setúbal e o ABV Almoçageme perderam apenas um jogo (com a AA Amadora) tendo empatado entre si. O ABV Almoçageme (tal como a AA Amadora) venceu todos os jogos que disputou no seu pavilhão.

Os resultados mais dilatados ocorreram na 3ª jornada quando o IFC Torrense recebeu o UJ Alverca (41-18) e o CD Mafra recebeu o CF Sassoeiros (37-21) mas, na última jornada o CDE Camões impôs uma pesada derrota ao Almada AC (38-20). Curiosamente, foi também na 3ª jornada que ocorreu o jogo com mais golos: foram 79 golos no jogo CD Paço de Arcos - Vitória de Setúbal (34-45). O jogo com menos golos (apenas 44) foi o IFC Torrense – Almada AC (25-19) da 7ª jornada.

 

Os Jogos Equilibrados

Apenas três partidas terminaram com um empate: Vitória FC - ABV Almoçageme (31-31), Almada AC - UJ Alverca (25-25) e UJ Alverca - CF Sassoeiros (24-24). A diferença mínima de um golo registou-se em 4 partidas: a equipa mais feliz foi o ABV Almoçageme que venceu duas dessas partidas (ao Almada AC e ao CF Sassoeiros) enquanto o Almada AC perdeu três vezes por apenas um golo (com o CF Sassoeiros, o V. Setúbal e o Almoçageme).

 

Vitórias para todas as equipas

Todas as equipas conseguiram chegar à vitória mas, três delas alcançaram-na uma única vez: o CF Sassoeiros (que venceu o Almada AC), o Almada AC (que foi vencer a Paço de Arcos) e o UJ Alverca (que, infelizmente, venceu o CD Mafra).

O CF Sassoeiros e o Almada AC foram as equipas que mais derrotas sofreram por margens reduzidas (5 derrotas por menos de 6 golos), enquanto o ABV Almoçageme foi a equipa que mais vezes venceu por margens reduzidas (7 vitórias por menos de 6 golos).

 

Campeonato de Juniores com muitos… Juvenis!

A nível individual o Campeonato Regional foi disputado por um total de 170 jogadores, dos quais 41 jogadores (24%) disputaram as 9 jornadas, podendo esse número elevar-se até 56 jogadores (33%), caso os 15 jogadores presentes nas 8 jornadas anteriores tenham participado no jogo AA Amadora - UJ Alverca, cuja ficha de jogo não foi publicada pela FPA. Houve 17 Jogadores (10%) que disputaram um único jogo e 120 jogadores (71%) que disputaram 5 ou mais jogos.

Dos 170 participantes, 61 jogadores (36%) eram ainda juvenis: 33 de 1º ano, 13 de 2º ano e 15 de 1º ano! A equipa que mais juvenis de 1º ano utilizou foi o CD Mafra (5 juvenis), embora o tenha feito em apenas 2 jogos. Houve um total de 12 juvenis (6 de 1º ano, 4 de 2º ano e 2 de 1º ano) totalistas, ou seja, presentes nos 9 jogos disputados pelas respectivas equipas. A equipa que mais juvenis utilizou foi o Almada AC (13 juvenis, dos quais 8 de 1º ano), seguida do CD Paço de Arcos (9 juvenis, dos quais 6 de 1º ano). No entanto a equipa que mais juvenis utilizou de forma regular foi o ABV Almoçageme (7 juvenis fizerem 8 ou mais jogos), seguida do IFC Torrense (6 juvenis fizeram 7 ou mais jogos) e do UJ Alverca (5 juvenis fizeram 7 ou mais jogos).

Os melhores marcadores dos juvenis foram, ex-aequo, o Jorge Colaço (IFC Torrense) e o Diogo Santos (CD Paço de Arcos) com 45 golos, seguidos do Miguel Silva (Almada AC) com 41 golos e do João Moura (UJ Alverca) com 32 golos (e com um jogo ainda em falta). Curiosamente, o Jorge Colaço (IFC Torrense) é um juvenil de 1º ano…

 

Os mais antigos e os mais recentes jogadores

O Nuno Francisco (AA Amadora), o Pedro Cardoso (IFC Torrense) e o Márcio Correia (ABV Almoçageme) são os jogadores que há mais tempo se inscreveram na modalidade, enquanto o Tiago Ribeiro (UJ Alverca), o Paulo Camacho (UJ Alverca) e o Daniel Vieira (AA Amadora) são os jogadores mais recentes. O UJ Alverca e o CF Sassoeiros são as equipas com jogadores com menos anos de prática da modalidade. Dos 20 jogadores com inscrição mais recente na modalidade que disputaram o campeonato, 10 são do CF Sassoeiros! …

 

Dos 15 aos 21 anos de idade…

O jogador mais velho que participou no campeonato foi o Bruno Alexandre (UJ Alverca) que, no entanto, disputou apenas um jogo. O jogador mais velho a disputar mais do que um jogo foi o Ricardo Diniz (Almada AC) que esteve presente nos 9 jogos disputados pela sua equipa, tendo marcado 15 golos. O campeonato teve 22 jogadores nascidos em 1990 que assim terminam esta época a sua carreira de formação. Só o CD Mafra e o CD Paço de Arcos não têm jogadores nascidos em 1990 e por isso podem repetir integralmente a equipa de Juniores na próxima época. O IFC Torrense “perde” 6 jogadores, o V. Setúbal e a AA Amadora “perdem” 4 jogadores, o UJ Alverca “perde” 3 jogadores, o CDE Camões “perde” 2 jogadores e até o ABV Almoçageme, o CF Sassoeiros e o Almada AC “perdem” um jogador cada um.

O jogador mais novo a participar no campeonato foi o William Neves (CD Paço de Arcos) de apenas 15 anos, que disputou 6 jogos e marcou 20 golos. Contando com o William o campeonato teve 15 jogadores nascidos em 1995, dos quais 5 são atletas do CD Mafra!

 

Os goleadores

A contagem dos golos tem sido um tema controverso pois não são raras as vezes que os oficiais de mesa se enganam e atribuem a autoria dos golos erradamente, havendo também casos em que há golos que não foram atribuídos a nenhum jogador.

Apesar disso, e embora ainda falte publicar duas fichas de jogo no site da FPA (UJ Alverca- CF Sassoeiros e AA Amadora - UJ Alverca) a lista completa dos marcadores dos golos (com base nessa informação) é a que abaixo apresento. O Francisco Colaço foi o "Rei dos Marcadores" com 83 golos marcados nos 9 jogos que disputou. Em 2º lugar ficou o João Palma (IFC Torrense) com 65 golos e o 3º lugar é do  Miguel Gomes (CD Mafra) com 63 golos.

CLIQUE PARA VER A LISTA DOS 60 MELHORES MARCADORES

O máximo de golos marcados por um jogador numa partida foi de 14 golos e aconteceu por duas vezes, com jogadores do CD Paço de Arcos: o Francisco Colaço marcou 14 golos à AA Amadora e o Jorge Oliveira marcou 14 golos ao Almada AC. Com 13 golos num jogo temos 4 jogadores: o Pedro Afonso (CF Sassoeiros) contra o CD Paço de Arcos, o Márcio Correia (BV Almoçageme) contra o Vitória de Setúbal, o João Guerreiro (Alamda AC) contra o CD Paço Arcos e o Miguel Silva (Almada AC) contra o CD Mafra. No CD Mafra o Miguel Gomes marcou 12 golos por duas vezes: contra o CF Sassoeiros e contra o CD Paço Arcos.

 

Os melhores jogadores

Finalmente, com base na observação dos jogos do CD Mafra, escolhi aqueles que considero serem os 26 melhores jogadores do campeonato. É provável que a minha lista tenha algumas falhas mas, escolher entre 170 jogadores não é tarefa fácil…

 

MELHORES JOGADORES

 

 

Publicado por Antonio Fonseca às 23:48
| COMENTAR
7 comentários:
De André a 21 de Abril de 2011 às 00:25
Ok, Sr. António Fonseca.

Abraço, e bons resultados para o Mafra.
De André a 20 de Abril de 2011 às 20:40
Mas dà a entender que se não fosse a "sorte" do sorteio eles nao ganhariam os jogos...
De Antonio Fonseca a 20 de Abril de 2011 às 23:28
Nada disso. Ganharam os jogos porque foram melhores. O que disse e reafirmo é que, a equipa do Setúbal que jogou em Mafra é, na minha opinião, a melhor que vi jogar no campeonato, bem melhor que a da Amadora que jogou contra o Mafra.
De André a 20 de Abril de 2011 às 20:38
Alguem te perguntou alguma coisa, Anónimo.
De André a 20 de Abril de 2011 às 01:36
Boa Noite, Sr. António Fonseca.
Muito bem o seu texto aqui referido e muito importante, mas fala muito mal da A.A.A e diz coisas que ate parece que eles nao tem equipa para ganhar.
2º destaca muito o Mafra, mas como este tambem e um Blog do Mafra, nao me parece muito mal, falar disso.
3º Os trabalhos que voces tem vindo a desenvolver, sao como e que hei-de dizer extraordinarios nao e a melhor palavra mas e perto disso, sao muito bons os seus trabalhos.
4º Deixe-me felicitarlhe pelo excelente trabalho, desenvolvido por si.
Abraço e continuaçao de um bom Blog.
De Anónimo a 20 de Abril de 2011 às 08:38
esse portugues esta bom
De Antonio Fonseca a 20 de Abril de 2011 às 12:05
Obrigado pelo comentário.
Não me parece que eu tenha dito mal da AAA.

Comentar post

VISITANTES:


desde 30.09.07

NOTICIAS

FOTO DA SEMANA

EQUIPAS

TREINOS

VIDEOS

OPINIÃO

EDITOR

APOIOS

PAVILHÃO

Boa Tarde, venho informar de que o Campeonato Naci...
TREINOS (Nova Época):SENIORES: TER (20H-21H); QUI ...
Boas, alguem sabe se já estão a decorrer os trein...
Os jogos de apresentação dos escaloes do CD Mafra,...
JUNIORES E SENIORES - 2a feira, dia 1 de setembro,...
Mensagem importante : Informamos todos os atletas ...
não vai acabar? tens a certeza? só um conselho que...
Eu nao sei de nada , o que e que vai acabar?voce e...
o clube degradou-se, já não é o que era. é um club...
Rogersoares é o que se diz pela vila....