Quinta-feira, 14 de Abril de 2011

OPINIÃO (V)

 

Esmiuçando o Campeonato de Juniores...

AA Amadora Campeão 100% vitorioso

A AA Amadora venceu o Campeoanto Regional de Juniores de 2010-2011 só com vitórias. Os jogadores campeões, orientados pelo técnico Paulo Santos são: André Andrade, André Teixeira, Antonio Correia, Daniel Vieira, David Mendonça, Diogo Santos, Erickson Silva, Miguel Carvalho, Nuno Francisco, Paulo Casaca, Pedro Andrade, Ricardo Costa, Ruben Ferrajão, Tiago Salgueiro e Vitor Charneca. A todos eles, bem como aos dirigentes e pais apresento as minhas felicitações.

 

O melhor e o pior do Campeonato Regional

A AA Amadora é um justo Campeão pois derrotou todos os adversários mas, o sistema de disputa do campeonato a uma só volta, peca por falta de equidade. Por vicissitudes do sorteio, a AA Amadora acabou por beneficiar da disputa em casa dos jogos com os adversários mais fortes: Vitória de Setúbal (2º), ABV Almoçageme (3º) e CD Mafra (4º).

Os aspectos menos positivos deste Campeonato Regional foram o já citado sistema de disputa a uma só volta e a ausência de árbitros oficiais em demasiados jogos. Pela positiva, destaco o empenho dos jogadores e o aumento do fair-play dentro e fora de campo, comparativamente a anos anteriores, o que é muito salutar. Também gostaria de enaltecer a presença regular da Presidente da Associação de Lisboa, D. Ana Maria Cabral, em diferentes pavilhões, que assim vem reforçando o relacionamento da Associação com os Clubes. 

Finalmente, uma palavra de apreço para as duas equipas da Associação de Setúbal (Vitória de Setúbal e IFC Torrense) que foram uma das boas novidades deste Campeonato Regional, um modelo que desejo ver repetir-se em futuras edições da prova e, eventualmente, alargado à Associação de Santarém. O campeonato ficou mais competitivo e interessante, sem que tenha havido um significativo agravamento das despesas dos clubes.

 

Vitória de Setúbal foi a melhor equipa

Com base naquilo que vi nos confrontos com o CD Mafra, o Vitória de Setúbal mostrou ser a melhor equipa do Campeonato Regional, com um conjunto que, na minha opinião, é ligeiramente superior à formação da Amadora. Todavia, o Vitória de Setúbal não deu prioridade a esta competição (pois encontra-se também a disputar o Campeonato Nacional) e logo na 1ª jornada apresentou-se na Amadora desfalcado de alguns jogadores influentes: Artem Kuybida, Andre Fonseca, Francisco Fuzeta e Bruno Gomes, que só mais tarde foram entrando na competição (e todos eles viriam a estar presentes no jogo em Mafra). O Vitória acabaria por perder na Amadora por 2 golos de diferença (32-30), comprometendo irremediavelmente as suas eventuais aspirações neste Campeonato Regional.

Outra das equipas que não deu prioridade ao Campeonato Regional foi o Almada AC, que aproveitou para rodar os seus jogadores, acabando mesmo por se classificar em último lugar.

 

ABV Almoçageme de novo no podium

A equipa de Almoçageme conseguiu um lugar no “podium” no seu primeiro ano de Juniores, o que é notável se tivermos em conta que se trata da mais jovem equipa a disputar o campeonato, com um plantel de apenas 14 jogadores. De facto, metade desse plantel é ainda juvenil (de 2º e 3º ano) e dos juniores só um é de 3º ano (o Márcio Correia), os restantes são todos juniores de 1º ano. De salientar ainda que, esta equipa da ABV Almoçageme nos quatro anos de Juvenis, conseguiu sempre posicionar-se nos lugares do podium: em 2010 (o campeão foi o Belenenses), em 2009 (o campeão foi o Sporting e o 2º foi o GS Loures) e em 2008 (o campeão foi o CD Paço de Arcos).

 

A prestação do CD Mafra

A prestação do CD Mafra foi muito boa, tendo em conta o reduzido lote de jogadores e a quantidade de treinos que a equipa tem conseguido fazer. Os momentos positivos superaram largamente os momentos menos bons. As derrotas do CD Mafra ocorreram diante de adversários superiores e por isso já eram esperadas. Apenas a derrota em Alverca pode ser considerado um momento menos positivo, tanto mais que foi a única vitória conseguida pelo UJ Alverca no campeonato! Não foi uma situação inédita entre estas equipas pois já em 2008 (então nos Juvenis) tal tinha acontecido. Também nessa altura o UJ Alverca conseguiu uma única vitória no campeonato, que acabaria por afastar o CD Mafra da disputa do 1º lugar. É caso para dizer que somos a equipa talismã do UJ Alverca!

Todas as vitórias do CD Mafra neste campeonato foram importantes mas, destaco a vitória sobre o CDE Camões por ter sido a primeira e a vitória sobre o IFC Torrense por ter permitido ao CD Mafra ascender ao 4º lugar da classificação, depois de ter passado a maior parte do campeonato em 5º lugar. Claro que a vitória sobre o CF Sassoeiros pela expressão dos números (16 golos de diferença) foi também um dos momentos marcantes da época, até porque o CF Sassoeiros não havia perdido por mais de 5 golos de diferença e mesmo a AA Amadora na última jornada não conseguiu fazer melhor que o CD Mafra.

A derrota mais pesada do CD Mafra foi com o V. Setúbal (26-39) mas, aconteceu só nos minutos finais quando o técnico do CD Mafra a perder por uma diferença de 6 golos tentou o tudo por tudo para vencer o jogo. Na Amadora, o CD Mafra chegou a “assustar” o futuro campeão, tendo estado a vencer por uma diferença de 6 golos, o que obrigou a AA Amadora a “suar a camisola” e a encarar a nossa equipa com o máximo de respeito. A derrota em Almoçageme era de algum modo esperada pois trata-se de um adversário difícil, praticamente imbatível no seu pavilhão, onde o CD Mafra se apresentou com muitos juvenis, (6) devido à indisponibilidade de vários jogadores juniores.

 

VER RESULTADOS (Site FPA)

 

170 jogadores disputaram o Campeonato

Até se encontrar o campeão as 9 equipas disputaram 45 jogos, ao longo de 9 jornadas, tendo participado nesses jogos um total de 170 jogadores. O Almada AC foi a equipa que mais jogadores utilizou na prova (23 jogadores) seguida do CDE Camões (19 jogadores) e do V. Setúbal (18 jogadores). As equipas que menos jogadores utilizaram foram o CF Sassoeiros (12 jogadores, não incluindo o guarda-redes juvenil João Santos que fez apenas dois jogos), o CD Mafra (13 jogadores, excluindo os juvenis que disputaram o último jogo), o ABV Almoçageme (14 jogadores) e o UJ Alverca (14 jogadores).

 

O Melhor Ataque e a Melhor Defesa do Campeonato

O melhor ataque do campeonato foi o do Vitória de Setúbal com 319 golos marcados (média de 35 golos por jogo) e a melhor defesa foi a da AA Amadora com 224 golos sofridos (média de 25 golos por jogo). A AA Amadora conseguiu também a melhor diferença entre golos marcados e golos sofridos (69 golos) seguido do V. Setúbal (55 golos). O CD Mafra marcou 255 golos e sofreu 262 golos (média de 28 e 29 golos por jogo, respectivamente), considerando o resultado de 27-27 com o Almada AC, que viria a ser alterado administrativamente para 15-0 devido a irregularidades.

 

As maiores Goleadas

A AA Amadora venceu todos os jogos, enquanto o V. Setúbal e o ABV Almoçageme perderam apenas um jogo (com a AA Amadora) tendo empatado entre si. O ABV Almoçageme (tal como a AA Amadora) venceu todos os jogos que disputou no seu pavilhão.

Os resultados mais dilatados ocorreram na 3ª jornada quando o IFC Torrense recebeu o UJ Alverca (41-18) e o CD Mafra recebeu o CF Sassoeiros (37-21) mas, na última jornada o CDE Camões impôs uma pesada derrota ao Almada AC (38-20). Curiosamente, foi também na 3ª jornada que ocorreu o jogo com mais golos: foram 79 golos no jogo CD Paço de Arcos - Vitória de Setúbal (34-45). O jogo com menos golos (apenas 44) foi o IFC Torrense – Almada AC (25-19) da 7ª jornada.

 

Os Jogos Equilibrados

Apenas três partidas terminaram com um empate: Vitória FC - ABV Almoçageme (31-31), Almada AC - UJ Alverca (25-25) e UJ Alverca - CF Sassoeiros (24-24). A diferença mínima de um golo registou-se em 4 partidas: a equipa mais feliz foi o ABV Almoçageme que venceu duas dessas partidas (ao Almada AC e ao CF Sassoeiros) enquanto o Almada AC perdeu três vezes por apenas um golo (com o CF Sassoeiros, o V. Setúbal e o Almoçageme).

 

Vitórias para todas as equipas

Todas as equipas conseguiram chegar à vitória mas, três delas alcançaram-na uma única vez: o CF Sassoeiros (que venceu o Almada AC), o Almada AC (que foi vencer a Paço de Arcos) e o UJ Alverca (que, infelizmente, venceu o CD Mafra).

O CF Sassoeiros e o Almada AC foram as equipas que mais derrotas sofreram por margens reduzidas (5 derrotas por menos de 6 golos), enquanto o ABV Almoçageme foi a equipa que mais vezes venceu por margens reduzidas (7 vitórias por menos de 6 golos).

 

Campeonato de Juniores com muitos… Juvenis!

A nível individual o Campeonato Regional foi disputado por um total de 170 jogadores, dos quais 41 jogadores (24%) disputaram as 9 jornadas, podendo esse número elevar-se até 56 jogadores (33%), caso os 15 jogadores presentes nas 8 jornadas anteriores tenham participado no jogo AA Amadora - UJ Alverca, cuja ficha de jogo não foi publicada pela FPA. Houve 17 Jogadores (10%) que disputaram um único jogo e 120 jogadores (71%) que disputaram 5 ou mais jogos.

Dos 170 participantes, 61 jogadores (36%) eram ainda juvenis: 33 de 1º ano, 13 de 2º ano e 15 de 1º ano! A equipa que mais juvenis de 1º ano utilizou foi o CD Mafra (5 juvenis), embora o tenha feito em apenas 2 jogos. Houve um total de 12 juvenis (6 de 1º ano, 4 de 2º ano e 2 de 1º ano) totalistas, ou seja, presentes nos 9 jogos disputados pelas respectivas equipas. A equipa que mais juvenis utilizou foi o Almada AC (13 juvenis, dos quais 8 de 1º ano), seguida do CD Paço de Arcos (9 juvenis, dos quais 6 de 1º ano). No entanto a equipa que mais juvenis utilizou de forma regular foi o ABV Almoçageme (7 juvenis fizerem 8 ou mais jogos), seguida do IFC Torrense (6 juvenis fizeram 7 ou mais jogos) e do UJ Alverca (5 juvenis fizeram 7 ou mais jogos).

Os melhores marcadores dos juvenis foram, ex-aequo, o Jorge Colaço (IFC Torrense) e o Diogo Santos (CD Paço de Arcos) com 45 golos, seguidos do Miguel Silva (Almada AC) com 41 golos e do João Moura (UJ Alverca) com 32 golos (e com um jogo ainda em falta). Curiosamente, o Jorge Colaço (IFC Torrense) é um juvenil de 1º ano…

 

Os mais antigos e os mais recentes jogadores

O Nuno Francisco (AA Amadora), o Pedro Cardoso (IFC Torrense) e o Márcio Correia (ABV Almoçageme) são os jogadores que há mais tempo se inscreveram na modalidade, enquanto o Tiago Ribeiro (UJ Alverca), o Paulo Camacho (UJ Alverca) e o Daniel Vieira (AA Amadora) são os jogadores mais recentes. O UJ Alverca e o CF Sassoeiros são as equipas com jogadores com menos anos de prática da modalidade. Dos 20 jogadores com inscrição mais recente na modalidade que disputaram o campeonato, 10 são do CF Sassoeiros! …

 

Dos 15 aos 21 anos de idade…

O jogador mais velho que participou no campeonato foi o Bruno Alexandre (UJ Alverca) que, no entanto, disputou apenas um jogo. O jogador mais velho a disputar mais do que um jogo foi o Ricardo Diniz (Almada AC) que esteve presente nos 9 jogos disputados pela sua equipa, tendo marcado 15 golos. O campeonato teve 22 jogadores nascidos em 1990 que assim terminam esta época a sua carreira de formação. Só o CD Mafra e o CD Paço de Arcos não têm jogadores nascidos em 1990 e por isso podem repetir integralmente a equipa de Juniores na próxima época. O IFC Torrense “perde” 6 jogadores, o V. Setúbal e a AA Amadora “perdem” 4 jogadores, o UJ Alverca “perde” 3 jogadores, o CDE Camões “perde” 2 jogadores e até o ABV Almoçageme, o CF Sassoeiros e o Almada AC “perdem” um jogador cada um.

O jogador mais novo a participar no campeonato foi o William Neves (CD Paço de Arcos) de apenas 15 anos, que disputou 6 jogos e marcou 20 golos. Contando com o William o campeonato teve 15 jogadores nascidos em 1995, dos quais 5 são atletas do CD Mafra!

 

Os goleadores

A contagem dos golos tem sido um tema controverso pois não são raras as vezes que os oficiais de mesa se enganam e atribuem a autoria dos golos erradamente, havendo também casos em que há golos que não foram atribuídos a nenhum jogador.

Apesar disso, e embora ainda falte publicar duas fichas de jogo no site da FPA (UJ Alverca- CF Sassoeiros e AA Amadora - UJ Alverca) a lista completa dos marcadores dos golos (com base nessa informação) é a que abaixo apresento. O Francisco Colaço foi o "Rei dos Marcadores" com 83 golos marcados nos 9 jogos que disputou. Em 2º lugar ficou o João Palma (IFC Torrense) com 65 golos e o 3º lugar é do  Miguel Gomes (CD Mafra) com 63 golos.

CLIQUE PARA VER A LISTA DOS 60 MELHORES MARCADORES

O máximo de golos marcados por um jogador numa partida foi de 14 golos e aconteceu por duas vezes, com jogadores do CD Paço de Arcos: o Francisco Colaço marcou 14 golos à AA Amadora e o Jorge Oliveira marcou 14 golos ao Almada AC. Com 13 golos num jogo temos 4 jogadores: o Pedro Afonso (CF Sassoeiros) contra o CD Paço de Arcos, o Márcio Correia (BV Almoçageme) contra o Vitória de Setúbal, o João Guerreiro (Alamda AC) contra o CD Paço Arcos e o Miguel Silva (Almada AC) contra o CD Mafra. No CD Mafra o Miguel Gomes marcou 12 golos por duas vezes: contra o CF Sassoeiros e contra o CD Paço Arcos.

 

Os melhores jogadores

Finalmente, com base na observação dos jogos do CD Mafra, escolhi aqueles que considero serem os 26 melhores jogadores do campeonato. É provável que a minha lista tenha algumas falhas mas, escolher entre 170 jogadores não é tarefa fácil…

 

MELHORES JOGADORES

 

 

Publicado por Antonio Fonseca às 23:48
De André a 20 de Abril de 2011
Mas dà a entender que se não fosse a "sorte" do sorteio eles nao ganhariam os jogos...
De Antonio Fonseca a 20 de Abril de 2011
Nada disso. Ganharam os jogos porque foram melhores. O que disse e reafirmo é que, a equipa do Setúbal que jogou em Mafra é, na minha opinião, a melhor que vi jogar no campeonato, bem melhor que a da Amadora que jogou contra o Mafra.
Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

NOTICIAS

FOTO DA SEMANA

EQUIPAS

TREINOS

VIDEOS

OPINIÃO

EDITOR

APOIOS

PAVILHÃO

Boa Tarde, venho informar de que o Campeonato Naci...
TREINOS (Nova Época):SENIORES: TER (20H-21H); QUI ...
Boas, alguem sabe se já estão a decorrer os trein...
Os jogos de apresentação dos escaloes do CD Mafra,...
JUNIORES E SENIORES - 2a feira, dia 1 de setembro,...
Mensagem importante : Informamos todos os atletas ...
não vai acabar? tens a certeza? só um conselho que...
Eu nao sei de nada , o que e que vai acabar?voce e...
o clube degradou-se, já não é o que era. é um club...
Rogersoares é o que se diz pela vila....