Sexta-feira, 15 de Abril de 2011

HOMENAGEM

 

 

Foi com muita emoção que o pivot do Sporting Carlos Galambas anunciou o final da sua carreira de 25 anos de andebolista (1986-2011). O jogo de despedida vai ser contra o Benfica no próximo dia 25 Maio às 21H30 no Pavilhão do Casal Vistoso e, tal como eu, muitos simpatizantes do CD Mafra vão certamente querer estar presentes.

Apesar de não ter nascido em Mafra (nasceu em Dili, Timor), Carlos Galambas é um mafrense de coração pois chegou a Mafra com 9 anos de idade, onde ainda tem grande parte da sua família, incluindo os seus sobrinhos Alexandre e Guilherme Galambas, atletas Infantis do CD Mafra. Foi em Mafra que Carlos Galambas iniciou a sua longa e fantástica carreira de andebolista, dando os primeiros passos no andebol no Académico de Mafra, em 1986, no escalão de Iniciados.

O seu talento levou-o no ano seguinte a ingressar no Belenenses onde esteve três épocas, antes de seguir para o ABC de Braga do então recém-chegado a Portugal, Alexander Donner, onde alcançou importantes conquistas nacionais e internacionais, com particular destaque para a vitória na primeira Taça Latina, a Final da Liga dos Campeões de 1994 e a Final da Taça Challenge de 1996.

Depois de Braga, Carlos Galambas rumou à Madeira onde actuou pelo Madeira SAD, antes de ingressar no clube do seu coração, o Sporting, com o qual conquistou a Taça Challenge de 2010, tornando-se no primeiro andebolista português a estar presente em três finais europeias.

Ao longo da sua carreira, Carlos Galambas conquistou 8 Campeonatos Nacionais, 7 Taças de Portugal e 6 Super-Taças, tendo disputado 103 jogos internacionais pelos clubes que representou.

Carlos Galambas representou a Selecção Nacional por 216 vezes, esteve presente em 4 Mundiais e 5 Europeus, tendo feito parte de uma geração de ouro do andebol português, comandada por Alexander Donner e da qual fizeram parte, entre outros, Carlos Resende, Paulo Faria, Filipe Cruz, Ricardo Andorinho, Eduardo Filipe, e Álvaro Martins jogadores cujo nome ficará para sempre associado ao crescimento da modalidade em Portugal, com a primeira presença num Campeonato Mundial (Japão 1997).

O fim da carreira de um jogador que marcou uma geração, é obviamente um momento triste e a decisão da retirada foi certamente muito difícil de tomar mas, o Carlos Galambas soube fazê-lo com a mesma classe com que ao longo de 25 anos nos brindou por esses pavilhões mundo fora. Ciente de que poderia jogar ainda mais algum tempo, quis retirar-se com a camisola do seu clube do coração e dar lugar aos jogadores mais novos, como muito bem referiu, emocionado, na conferência de imprensa.

Como português sinto orgulho neste GRANDE jogador mas, como mafrense, tudo farei para estar presente no seu jogo de despedida e, pela primeira vez na minha vida, se o “meu” Benfica perder, não ficarei aborrecido…

LEGENDA DAS FOTOS

EM CIMA: [ESQ] Carlos Galambas no Pavilhão do CD Mafra assistindo a um jogo de andebol dos seus sobrinhos, Alexandre e Guilherme Galambas, jogadores Infantis do CD Mafra, em Março 2011; [DIR] Carlos Galambas no Pavilhão do CD Mafra assistindo a um jogo de andebol dos Juniores em Fevereiro 2011.

NO MEIO: [ESQ] Carlos Galambas com a camisola do seu clube do coração, em Maio 2011; [DIR] Carlos Galambas com a equipa de MINIS do CD Mafra no jogo Sporting - FC Porto, em Abril 2011.

EM BAIXO: [ESQ] Carlos Galambas (já então o nº 2) no Académico de Mafra nos anos 80s; [DIR] Carlos Galambas em representação da Selecção Nacional, em 2003, numa foto que é a sua imagem de marca (fonte: www.galambas.com) 

   

 

PÁGINA OFICIAL DO CARLOS GALAMBAS

 

 

Tributo do Andebol do CD Mafra a Carlos Galambas

 ESCREVE A TUA MENSAGEM DE APOIO AO CARLOS GALAMBAS

Publicado por Antonio Fonseca às 20:35
| COMENTAR
6 comentários:
De rogersores a 27 de Maio de 2011
obrigado Galamba , andebol Mafra esta sempre contigo, para as alegrias e tristezas continua a ser aquela pessoa que és (humilde e amigo do seu amigo) desejo melhor deste mundo com tua família e amigos um bem haja
De Rodrigo Esteves a 27 de Maio de 2011
Só tenho uma palavra: eterno!

GRANDE GALAMBAS!
GRANDE MAFRA!
De MigueGomes (CDM) a 27 de Maio de 2011
Melhor pivot Português de sempre. É graças a ti que sou e sempre quis ser o numero 2 do Mafra. Obrigado por tudo o que fizeste pelo andebol em Portugal
De Vasco Pereira (CDM) a 27 de Maio de 2011
És o maior!! Estamos sempre contigo!!
De Manuel Girão a 21 de Maio de 2011
Joguei contra o Car los Galambas quando era iniciado no SCP, jogámos na velha nave de Alvalade.
Depois joguei várias vezes contra o Carlos Galambas nos juvenis do Belem e eu no SCP.
Recordo-me um estágio da selecção em Braga, partimos juntos de Santa a Polónia e estivemos uma semana em estágio em Braga.Depois foi para o ABC e deixamos de jogar um contra o outro.
Ele abraçou a profissionalização e eu dediquei -me ao ensino.
Espero que o Carlos tenha muita sorte e felicidade nesta nova etapa da sua vida.

Para ele um forte abraço.

Manuel Girão
De Anónimo a 20 de Maio de 2011
apenas um aparte, e interessante ver como nomes como ricardo andorinho estiveram presentes no andebol regional de lisboa ao serviço do boa hora

Comentar post

NOTICIAS

FOTO DA SEMANA

EQUIPAS

TREINOS

VIDEOS

OPINIÃO

EDITOR

APOIOS

PAVILHÃO

Boa Tarde, venho informar de que o Campeonato Naci...
TREINOS (Nova Época):SENIORES: TER (20H-21H); QUI ...
Boas, alguem sabe se já estão a decorrer os trein...
Os jogos de apresentação dos escaloes do CD Mafra,...
JUNIORES E SENIORES - 2a feira, dia 1 de setembro,...
Mensagem importante : Informamos todos os atletas ...
não vai acabar? tens a certeza? só um conselho que...
Eu nao sei de nada , o que e que vai acabar?voce e...
o clube degradou-se, já não é o que era. é um club...
Rogersoares é o que se diz pela vila....