Sexta-feira, 15 de Abril de 2011

J27 FINAL DA TAÇA DE LISBOA

Última actualização: 11.06.2011

O Dia era de Portugal, a Taça era de Lisboa mas, a Final era Saloia: Mafra e Sintra (Almoçageme) disputaram uma final inédita e mostraram como se joga e como se faz a festa. Haja coração que aguente tanta emoção. Melhor era impossível! Os adeptos das duas equipas encheram o Pavilhão da Boa Hora e foram incansáveis no apoio às respectivas equipas, proporcionando um ambiente fantástico para uma brilhante Final. Dentro de campo, ambas as equipas souberam honrar e dignificar os clubes e a modalidade, batendo-se com empenho e fair-play. Foi uma excelente partida de andebol, emotiva e disputada até ao último instante. Foi preciso recorrer-se ao prolongamento para se encontrar o vencedor: o CD Mafra venceu por 35-34 e conquistou a Taça de Lisboa, o mais importante título até agora conquistado por esta equipa. Estão de parabéns todos os jogadores, técnicos, dirigentes, pais e adeptos do CD Mafra por este brilhante feito mas, estão também de parabéns os jogadores do ABV Almoçageme que se bateram com grande honra e brilhantismo!

Depois de surpreendentemente ter afastado o AA Amadora (Campeão Regional e favorito à conquista da Taça de Lisboa) nas Meias-Finais, o ABV Almoçageme era naturalmente favorito nesta Final. Para além de ter ficado melhor classificado que o CD Mafra no Campeonato Regional, nunca o CD Mafra havia conseguido vencer esta equipa de Almoçageme. As equipas defrontaram-se pela 1ª vez em 2007 (no escalão de Juvenis) e desde então o ABV Almoçageme venceu os 6 jogos disputados, um deles já no decorrer da presente época (em Outubro 2010), em Mafra, vencendo então por apenas um golo de diferença. Certamente que os jogadores do ABV Almoçageme trocariam todas essas vitórias pela vitória neste jogo da Taça. Afinal o CD Mafra acabou por vencer o jogo mais importante destas duas equipas, até à data.

Denotando algum nervosismo, o CD Mafra não entrou nada bem na partida, sofrendo 4 golos nos primeiros 4 minutos de jogo, o que permitiu ao ABV Almoçageme amealhar uma vantagem de 3 golos. Pouco a pouco a nossa equipa foi conseguindo impor-se em termos defensivos e a meio da 1ª parte conseguiu alcançar o empate (8-8). Com o Miguel Gomes muito marcado pelos adversários, o João Fiúza e o David Leitão foram os marcadores de serviço da 1ª parte, com 5 golos cada um. Graças ao melhor andebol praticado, o CD Mafra chegou ao intervalo com uma vantagem de 4 golos (17-14) que ainda elevaria para 5 golos logo na primeira jogada da 2ª parte, sendo essa a maior vantagem registada durante a partida.

Na 2ª parte o ABV Almoçageme foi reduzindo a diferença que estabilizou nos 2 golos a favor do CD Mafra, até muito perto do final mas, a garra e a enorme vontade de vencer que caracterizam esta equipa de Almoçageme impediram o CD Mafra de conquistar a Taça no tempo regulamentar pelo que a decisão seguiu para o prolongamento, após o empate a 30 golos. Na 2ª parte, com o João Fiúza e o David Leitão em crescente quebra física, o Miguel Gomes conseguiu finalmente libertar a sua “magia” com golos incríveis (6 golos na 2ª parte) e passes soberbos para o pivot André Carioca que respondeu com 100% de eficácia (4 golos na 2ª parte e 7 na partida). Na baliza, o juvenil de 1º ano Luís Escoto negava golos fazendo defesas “impossíveis” tendo inclusivamente defendido dois livres de 7 metros, sendo muito provavelmente o melhor jogador da partida.

No prolongamento a dupla Miguel Gomes e André Carioca continuou a facturar. No entanto, o David Leitão foi o primeiro a marcar e apesar de ter sido levado à exaustão, ainda teve forças para “arrancar” um livre de 7 metros (que viria a ser desperdiçado…) e lançar o André Carioca para o último golo do jogo, aquele que ditaria a vitória. Mas as vitórias não se fazem só de golos e o sucesso do CD Mafra esteve numa defesa coesa e bem organizada, onde se destacaram o André Carioca, o João Fiúza, o Nuno Aniceto, o David leitão e o Raul Rus.

Foi uma vitória muito sofrida e por isso mesmo muito saborosa. O ABV Almoçageme mostrou ser uma excelente equipa onde se destacam três belíssimos jogadores: o irrequieto e poderosíssimo nº 7 Márcio Correia, o talentoso nº 14 Ruben Albuquerque e o corajoso guarda-redes nº 16 Hugo Pisca. Apesar da natural tristeza pela derrota, os jogadores, do ABV Almoçageme souberam demonstrar muita honra e fair-play. A única excepção – em total contra ciclo com o resto da equipa – foi o jogador nº 11 que reincidiu em atitudes anti-desportivas desnecessárias e despropositadas, sem que tenha sido devidamente sancionado pela arbitragem. A dupla de árbitros (provavelmente a melhor do Regional), esteve um pouco abaixo do nível a que nos habituou, sobretudo nos aspectos disciplinares, quase sempre em prejuízo do CD Mafra mas, o ambiente, a emoção e o ritmo de jogo tornaram a tarefa dos árbitros um pouco mais difícil.

Marcadores CDM: 1ª parte - 1 Fiúza; 2 Fiúza; 3 Pedro Soares; 4 Fiúza; 5 David; 6 David; 7 Miguel; 8 Fiúza; 9 David; 10 Pedro Soares; 11 Fiúza; 12 David; 13 David, 14 André;  15 Bento; 16 Bento; 17 André; 2ª parte - 18 Miguel; 19 André;  20 Fiúza; 21 André; 22 Fiúza; 23 André; 24 Miguel; 25 Miguel; 26 André; 27 Miguel; 28 Miguel; 29 Miguel; 30 Fiúza;

Prolongamento: 1ª parte - 31 David; 32 Miguel; 33 Miguel (7m) 2ª parte - 34 Miguel; 35 André.

Clique na Ficha de Jogo para ver a Ficha Oficial no site da FPA

JUNIORES DO CD MAFRA - VENCEDORES DA TAÇA DE LISBOA 2011 (Foto da Final)

Em Cima: João Augusto (Técnico), 24 Tiago Cipriano, 16 Raul Rus, 15 Vasco Henriques, 23 André Carioca, 14 João Fiúza, 18 Nuno Aniceto, 22 Ricardo Galrão (Jv) e José Mota (Dirigente). Em Baixo: 26 Pedro Soares (Jv), 8 David Leitão, 11 Rodrigo Bento, 7 Pedro Mota, 17 Jorge Gonçalves (Jv), 2 Miguel Gomes e 12 Luís Escoto (Jv). Ausentes: Paulo Isidoro, Ricardo Guerra (Jv) e Duarte Barros (Jv).

 

 PERCURSO DO CD MAFRA NA TAÇA 

 

  ENTREGA DA TAÇA  (19.02.2012)

.

Em Cima: Luís Escoto (Jv), João Fiúza, André Carioca, Vasco Henriques, Ricardo Galrão (Jv) e Tiago Cipriano. Em Baixo: David Leitão, Rodrigo Bento, Pedro Mota, Miguel Gomes, Jorge Gonçalves (Jv) e Pedro Soares.

Ausentes: João Augusto (Técnico), Raul Rus, Nuno Aniceto, Paulo Isidoro e José Mota (Dirigente).

 

JOGOS ANTERIORES COM O ABV ALMOÇAGEME (Presente Época)

 

JOGOS ANTERIORES NA TAÇA DE LISBOA (Presente Época)

 

Publicado por Antonio Fonseca às 21:04
| COMENTAR

VISITANTES:


desde 30.09.07

NOTICIAS

FOTO DA SEMANA

EQUIPAS

TREINOS

VIDEOS

OPINIÃO

EDITOR

APOIOS

PAVILHÃO

Boa Tarde, venho informar de que o Campeonato Naci...
TREINOS (Nova Época):SENIORES: TER (20H-21H); QUI ...
Boas, alguem sabe se já estão a decorrer os trein...
Os jogos de apresentação dos escaloes do CD Mafra,...
JUNIORES E SENIORES - 2a feira, dia 1 de setembro,...
Mensagem importante : Informamos todos os atletas ...
não vai acabar? tens a certeza? só um conselho que...
Eu nao sei de nada , o que e que vai acabar?voce e...
o clube degradou-se, já não é o que era. é um club...
Rogersoares é o que se diz pela vila....