Domingo, 3 de Julho de 2011

OPINIÃO (VI)

O Orgulho de "ser do Mafra"...

Balanço da Època 2010-11

No balanço da época que agora termina, destaco três componentes: os resultados desportivos, a consolidação da estrutura organizativa e a afirmação de identidade da “família” andebolista do CD Mafra.

.

Resultados Desportivos

Em termos desportivos, obviamente que a vitória dos Juniores na Taça de Lisboa ficará para sempre na história do Andebol de Mafra mas, a época foi recheada de outros resultados assinaláveis. A conquista da Taça foi acompanhada pelo 4º lugar no Campeonato Regional (em 10 participantes) e pela presença nas Meias-Finais no Torneio de Encerramento, o que torna a prestação dos Juniores bastante acima das expectativas, se tivermos em conta as restrições de treino decorrentes dos compromissos escolares e profissionais, as várias lesões que afetaram a equipa ao longo da época – que nalguns casos ditaram o afastamento prematuro da competição (Louis Tovim e Paulo Isidoro) - e até alguns abandonos inesperados.

O 3º lugar obtido pelos Juvenis no Campeonato Regional (em 13 participantes) é também um feito notável, se tivermos em conta que se trata de uma equipa de 1º ano. O sucesso dos Juvenis extravasa o seu próprio escalão, já que tiveram oportunidade de ajudar os Juniores na fase final da época e por isso 6 jogadores juvenis de 1º ano sagraram-se vencedores da Taça de Lisboa de… Juniores!

Os Iniciados também realizaram uma excelente época: 4º lugar no Campeonato Regional (em 10 participantes), finalistas no Torneio de Encerramento e Semifinalistas da Taça de Lisboa (eliminados pelo Benfica no 2º prolongamento, por apenas um golo, depois de terem eliminado o Campeão Regional - GS Loures - nos Quartos de final).

Os Infantis tiveram uma prestação um pouco mais modesta que os restantes escalões mas, ainda assim, estiveram num bom nível. De salientar que este ano os Campeonatos Regionais tiveram uma fase de qualificação e todos os escalões do CD Mafra conseguiram qualificar-se para a 1ª Divisão!

.

Estrutura Organizativa

O número de praticantes de andebol não tem parado de aumentar e o CD Mafra é hoje um dos clubes da Associação de Lisboa com maior participação nas Competições Regionais. A representatividade do CD Mafra na Associação também tem vindo a reforçar-se, ocupando agora a 8º posição com 16 votos (a par da AA Amadora, do GS Loures e do 1º Dezembro) numa lista de 28 clubes filiados, que é liderada pelo NAAL Passos Manuel com 22 votos.

A estrutura organizativa do Andebol do CD Mafra está hoje perfeitamente consolidada. Existe uma estratégia de médio-longo prazo, consubstanciada num rumo, numa definição e partilha de objetivos e num planeamento adequado das atividades. O Andebol do CD Mafra abandonou definitivamente a “carolice” em favor do planeamento estruturado e organizado. No decorrer desta época, não faltam exemplos de sucesso:

- a participação dos Minis pelo segundo ano consecutivo no Estágio da Idanha-a-Nova, integrados na comitiva do Sporting;

- a participação dos três escalões (Infantis, Iniciados e Juvenis) no Torneio Internacional Nazaré Cup, tendo sido uma das maiores delegações presentes no Torneio;

- a realização do 1º Torneio das Escolinhas de Andebol, integrado no programa de divulgação da modalidade e captação de jogadores, que contou com cerca de 50 crianças das escolas EB Hélia Correia e EB Dr. Sanches de Brito;

- a organização do Dia do Andebol, evento destinado aos escalões de Bambis e Minis, promovido pela Associação de Andebol de Lisboa que, pelo segundo ano consecutivo, confiou na capacidade organizativa do CD Mafra e nas condições de excelência que o Parque Desportivo Municipal de Mafra proporciona a um evento desta natureza;

- a criação e preparação de uma equipa feminina de Iniciados/Juvenis que a breve prazo estará a disputar as competições federadas.

A par do crescimento do número de jogadores, verificou-se um reforço ao nível dos técnicos, dos dirigentes (pais, em regime de voluntariado) e também dos primeiros árbitros oficiais: Tiago Cipriano, David Leitão e Vasco Pereira.

.

Identidade CDM

O crescimento da modalidade em Mafra trouxe naturalmente mais adeptos ao pavilhão Gimnodesportivo do CDM mas, o facto mais importante a destacar é o entrosamento de toda a comunidade andebolista do CD Mafra. Foram os próprios jogadores que fomentaram o apoio aos vários escalões e nesse aspeto, a equipa de Juvenis desempenhou um papel notável ao longo da época. Os cartazes e as palavras de apoio, em particular “o Mafra é o nosso grande amor” tornaram-se a imagem de marca do Andebol de Mafra, que promove uma cultura de apoio permanente e incondicional à sua equipa (orgulho em “ser do Mafra”), dentro dos valores do desportivismo e respeito por todos os agentes desportivos.

Hoje existe um sentimento comum de “pertença” entre toda a comunidade do Andebol do CD Mafra - dirigentes, técnicos, jogadores, pais e adeptos - independentemente do escalão. Esse sentimento e a capacidade mobilizadora da comunidade andebolista do CD Mafra tiveram o seu expoente máximo na Final da Taça de Lisboa de Juniores (10 Junho), na Final do Torneio de Encerramento de Iniciados (25 Junho) e no jogo de despedida do Carlos Galambas, um “filho da terra” muito acarinhado por toda a comunidade mafrense (25 Maio). Tais eventos, bem como a festa de encerramento da época que decorreu na Praia da Foz do Lizandro, mostraram que hoje existe uma grande família andebolista do CD Mafra, que partilha afinidades, objetivos e sentimentos, de alegria quando se ganha ou de tristeza quando não se consegue vencer.

Agora é tempo de férias e de descanso e por isso também o blogue vai fazer uma pausa, retomando a atividade no início de Setembro. Até lá sugiro visita pelas belas praias do Concelho de Mafra. Para aqueles que não conseguem passar um dia sem Andebol, proponho uma visita ao blogue para reverem os melhores momentos da época, clicando nos ícones abaixo.

    

 

 Publicado por António Fonseca em 03 julho 2011

Publicado por Antonio Fonseca às 10:40
| COMENTAR

VISITANTES:


desde 30.09.07

NOTICIAS

FOTO DA SEMANA

EQUIPAS

TREINOS

VIDEOS

OPINIÃO

EDITOR

APOIOS

PAVILHÃO

Boa Tarde, venho informar de que o Campeonato Naci...
TREINOS (Nova Época):SENIORES: TER (20H-21H); QUI ...
Boas, alguem sabe se já estão a decorrer os trein...
Os jogos de apresentação dos escaloes do CD Mafra,...
JUNIORES E SENIORES - 2a feira, dia 1 de setembro,...
Mensagem importante : Informamos todos os atletas ...
não vai acabar? tens a certeza? só um conselho que...
Eu nao sei de nada , o que e que vai acabar?voce e...
o clube degradou-se, já não é o que era. é um club...
Rogersoares é o que se diz pela vila....