Quinta-feira, 10 de Novembro de 2011

CN 2ª Divisão - Fase Final

[04.06.2012]

Balanço da Fase Final

 

O CA Leça sagrou-se Campeão Nacional da 2ª Divisão (em Iniciados Masculinos) da época 2011-2012. Diante do seu público, no belíssimo Pavilhão Municipal de Leça da Palmeira, bastaram-lhe apenas dois dos três jogos da Fase Final para assegurar o tão desejado titulo de campeão.  Apesar da competição ter sido disputada no formato de todos contra todos, o jogo da 2ª jornada (no sábado) entre o CA Leça e o Boavista FC revelou-se uma autêntica Final. As claques de ambas as equipas encheram o pavilhão (com a do CA Leça em maioria) e foram incansáveis no apoio. A partida foi muito equilibrada (16-16 ao intervalo) e só nos momentos finais a equipa da casa conseguiu uma ligeira vantagem, depois do melhor jogador do Boavista ter sido desqualificado…

Em termos estatísticos, nesta Fase Final realizaram-se 6 jogos e marcaram-se 374 golos, tendo participado 64 jogadores, dos quais 40 marcaram pelo menos um golo. A maior delegação foi a do Boavista FC com 18 jogadores e a mais pequena foi a do União Progresso com apenas 14 jogadores. O CD Mafra fez deslocar a Leça da Palmeira 16 jogadores, 2 técnicos e um dirigente.

Quanto aos melhores marcadores desta Fase Final, Diogo Oliveira (CA Leça) ficou em 1º lugar com 34 golos marcados, seguido do Diogo Coelho (Boavista) com 29 golos e do Ruben Ribeiro (CA Leça) com 27 golos. Os dois lugares seguintes foram ocupados por jogadores do União Progresso, o António Faleiro em 4º com 25 golos e o Matheus Souza em 5º com 23 golos. O CD Mafra também colocou dois jogadores no Top 10 dos melhores marcadores: o José Aniceto em 7º lugar com 19 golos e o Pedro Cupido em 8º lugar com 18 golos. O Sérgio Guerra foi o 11º com 12 golos marcados.

Em termos de disciplina, o CA Leça foi a equipa mais disciplinada com apenas 8 amarelos e 7 “2 minutos”, enquanto o Boavista FC foi a equipa mais indisciplinada com 9 amarelos, 11 “2 minutos” e 2 desqualificações.

O CD Mafra classificou-se no 4º lugar, não tendo conseguido vencer nenhum dos três jogos desta Fase Final. Todavia, a prestação da nossa equipa foi muito boa, deixou uma boa imagem nesta estreia numa Fase Final, estando por isso de parabéns.

Cansados de uma longa viagem, a nossa equipa perdeu com o Boavista (31-25) na sexta, acabando também por perder com o União Progresso (29-26) após uma noite em que não descansaram o suficiente. Ainda assim, a nossa equipa esteve sempre na disputa do resultado em ambas as partidas e só nos momentos finais acabou por ceder. No domingo defrontaram a equipa da casa, o CA Leça, já campeão, adversário que se revelou demasiado forte, impondo a mais pesada derrota da época à nossa equipa (26-45).

Nunca uma equipa do CD Mafra tinha chegado tão longe numa competição. Relembra-se que neste Campeonato Nacional da 2ª Divisão participaram 70 equipas. O CD Mafra estar entre as quatros primeiras é um resultado só por si excelente, que nos enche de orgulho a todos. Parabéns aos 16 jogadores envolvidos nesta missão e, obviamente, aos técnicos Carlos Galambas e Pedro Gato, bem como ao dirigente Paulo Martins e aos pais e amigos que acompanharam a delegação do CD Mafra a Leça da Palmeira. Bem hajam!

 

Por último, trancrevo dois comentários que o dirigente Paulo Martins deixou aqui no blogue, com um balanço geral da época dos Iniciados e com uma referência ao técnico Carlos Galambas: 

“Fazendo um pequeno balanço a toda a temporada dos iniciados, acho que superaram tudo o que sonhámos no inicio da época, não só pela primeira vez o CD Mafra conseguiu colocar uma equipa nos nacionais como atingiu a final. Claro que após termos jogado a fase final em Leça, ficamos com a sensação de que poderíamos ter sido vice campeões, tínhamos equipa para isso, apenas o CALE era de outro "planeta andebolístico", mas ganhámos experiência (jogadores, treinadores e dirigentes) e isso é que leva a que possamos corrigir erros e melhorar desempenhos no futuro. Todos os que fomos a Leça sabemos o que correu menos bem e aprendemos, assim se fazem crescer os clubes. Apesar de tudo, a época foi de EXCELÊNCIA, foi um ano desportivo que os nossos jovens atletas nunca esquecerão e após termos subido mais este degrau na jovem história do CD Mafra, estamos certos que mais equipas e atletas nossos começarão a marcar presença a este nível. Um grande abraço para TODOS os atletas, técnicos e dirigentes desta secção, todos contribuíram, cada um à sua maneira, para que os iniciados atingissem este nível.”

"Poderá acontecer que na próxima quinta feira seja a ultima vez que me irei compartilhar o banco dos iniciados e o balneário com um SENHOR chamado CARLOS GALAMBAS. Não o conhecia pessoalmente, felizmente com a mudança técnica no comando dos iniciados, alguém se lembrou de lhe lançar um desafio que ele prontamente aceitou. Após estes 3 meses de convivência considero-me um privilegiado por ter tido a possibilidade de o conhecer pessoalmente, vivemos um final de época empolgante, percorremos o país de norte a sul, conversámos muito sobre o andebol e os nossos atletas, se o admirava como jogador, agora também o admiro como treinador e como ser humano, e uma pessoa fantástica. Fui testemunha do respeito e carinho com que ele foi recebido de norte a sul deste portugal. Senti muitos dos jogadores tristes quando souberam da sua saida, não se esqueçerão dele nunca, fica para a vida terem sido "seus jogadores". Quanto a mim, irão ficar muitas boas recordações, o quanto foi dificil deixar de me tratar por Senhor Paulo, só o consegui após muito tempo. Em Leça, o Carlos comentou que "sempre se sentiu apoiado pelo dirigente que o acompanhava, independetemente de eu gostar ou não dele", penso que está respondido. Tenho a certeza que vai trilhar os caminhos do sucesso como treinador e foi em Mafra que novamente tudo começou. Muito Obrigado por tudo o que deu a este clube e a estes atletas, as maiores felicidades para esta nova etapa."

[1] 202910 Tiago Santos; [2] 193364 Pedro Cupido; [3] 201571 José Ferreira; [4] 197718 Simão Pina; [5] 205193 Tiago Gameiro; [6] 206678 Luis Carvalho; [7] 199075 Ricardo Xeira; [8] 194078 Hugo Valério; [9] 195714 José Aniceto; [10] 193365 Mauro Atalaio; [11] 194079 Filipe Martins; [12] 207413 Brian Mesquita; [13] 191483 Guilherme Galambas; [14] 191484 Alexandre Galambas; [15] 197716 Sérgio Guerra; [16] 191779 André Ferreira;
57379 Carlos Galambas; 44526 Pedro Gato; 197172 Paulo Martins.

FOTOS: NUNO ANICETO

 .

.

 

[27.05.2012]

Quem vai ser Campeão? 


A Fase Final do Campeonato Nacional de Iniciados da 2ª Divisão, vai disputar-se no Pavilhão Municipal de Leça da Palmeira (Município de Matosinhos), nos dias 1, 2 e 3 de Junho. O pavilhão está integrado na Zona Desportiva de Leça da Palmeira, foi inaugurado em 2006 e tem uma capacidade de 640 lugares sentados, sendo uma das mais modernas e bem apetrechadas infraestruturas desportivas nacionais.

As equipas apuradas para esta Fase Final são o Boavista FC, o CA Leça, o CD Mafra e o Un. Progresso. O sistema de disputa será de todos contra todos, em três jornadas (uma em cada dia) pelo que cada equipa disputará 3 jogos, num total de 9 jogos até se apurar o Campeão. Os jogos começam ao final da tarde de sexta (dia 1) e terminam no domingo ao final da manhã (dia 3), conforme calendário abaixo.

 

Para chegarem a esta Fase Final cada uma das 4 equipas teve de fazer um longo percurso de qualificação – quase sempre vitorioso - pois os candidatos eram muitos e bastante competitivos. Participaram na qualificação 70 equipas, de Norte a Sul de Portugal Continental (neste escalão a Madeira e os Açores têm competições próprias). Cada uma das equipas apuradas disputou entre 24 a 26 jogos até alcançar a Fase Final mas, nenhuma delas chegou lá invicta. O Boavista perdeu uma vez enquanto CA Leça, CD Mafra e U. Progresso sofreram duas derrotas.

 

A equipa que esteve mais próximo da invencibilidade na qualificação foi o Boavista FC. Perdeu uma única vez, em Moimenta da Beira (31-37), tendo empatado em casa com o CDC Santana (19-19). Somou 23 vitórias e realizou uma Fase 1 irrepreensível, com 15 vitórias em 15 jogos, incluindo uma vitória em Leça (35-27). As equipas da A.A. do Porto são das mais competitivas e o Boavista está habituado a este tipo de provas, pelo que vai certamente a Leça com o intuito de se sagrar campeão…

 

O CA Leça somou 24 vitórias e perdeu duas vezes, ambas na Fase 1: em casa com o Boavista (27-35) -  como já referido - e com o CA Varzim (25-36), também em casa mas, numa altura em que já estava apurado para a Fase 2. Na Fase 2 viria a empatar na Batalha (31-31), na última jornada mas, já tinha assegurada a qualificação para Fase Final. Disputando a Fase Final em casa, perante um apoio massivo do seus adeptos, o CA Leça é o principal favorito à conquista do Campeonato mas, a derrota com o Boavista na Fase 1 pode pesar no moral da equipa…

 

O CD Mafra somou 23 vitórias, incluindo uma vitória em casa sobre o U. Progresso (27-26) e perdeu duas vezes: uma na Fase 1, em Queijas com o 1º Dezembro (31-32) e outra na Fase 2, em Azeitão, com o U. Progresso (21-23). Registou ainda um empate no Belenenses “B” (33-33) na última jornada da Fase 1 já com a qualificação para a Fase 2 assegurada. O CD Mafra é um dos outliers da Fase Final (o outro é o U. Progresso), participando pela 1ª vez numa Fase Final de uma competição de âmbito nacional. Estar entre os 4 primeiros classificados já é um feito notável, pelo que não há razões para a equipa sentir pressão e isso por vezes pode tornar-se numa vantagem competitiva…

 

O União Progresso somou 24 vitórias durante a qualificação, incluindo uma vitória em casa sobre o CD Mafra (23-21). Fez uma Fase 1 totalmente vitoriosa (16 vitórias em 16 jogos) e sofreu duas derrotas na Fase 2: em Évora (20-22) e em Mafra (26-27), tendo-se qualificado na qualidade de melhor 2º classificado das 3 Zonas da Fase 2. Essa condição pode trazer-lhe vantagens já que os adversários tendem a vê-lo como um “2º classificado” (teoricamente mais fraco) e podem deixar-se surpreender… O U. Progresso é uma equipa muito forte, está na Fase Final com todo o mérito (a derrota em Mafra no último segundo de jogo foi por mera infelicidade) e pode muito bem ser a equipa revelação…

 

 

 VIDEO RESUMO DO JOGO QUE DITOU O APURAMENTO DO CD MAFRA


Publicado por Antonio Fonseca às 19:10

VISITANTES:


desde 30.09.07

NOTICIAS

FOTO DA SEMANA

EQUIPAS

TREINOS

VIDEOS

OPINIÃO

EDITOR

APOIOS

PAVILHÃO

Boa Tarde, venho informar de que o Campeonato Naci...
TREINOS (Nova Época):SENIORES: TER (20H-21H); QUI ...
Boas, alguem sabe se já estão a decorrer os trein...
Os jogos de apresentação dos escaloes do CD Mafra,...
JUNIORES E SENIORES - 2a feira, dia 1 de setembro,...
Mensagem importante : Informamos todos os atletas ...
não vai acabar? tens a certeza? só um conselho que...
Eu nao sei de nada , o que e que vai acabar?voce e...
o clube degradou-se, já não é o que era. é um club...
Rogersoares é o que se diz pela vila....