Quarta-feira, 30 de Julho de 2008

Balanço da Época 2007/08

 

Com treinos às Segundas, Quartas e Quintas, sob orientação dos técnicos Pedro Alexandre e Prof. Carlos Prata, o CD Mafra  começou a preparar a Época 2007-2008 no início de Setembro, sem poder contar com três jogadores da época anterior que, por terem atingido o limite de idade deixaram de poder participar pelos juvenis: Tiago Rei, Bruno Costa e Valter Duarte.   Essas saídas foram compensadas com a entrada de cinco novos jogadores:  Paulo Isidoro, Tiago Batalha e, o chamado "trio da Terrugem/Sintra" -   João Fiúza, Nuno Aniceto e Vasco Duarte - jogadores que vieram experimentar a modalidade por influência do colega de escola e jogador do CD Mafra, André Carioca. Dos novos jogadores, apenas o Paulo Isidoro havia tido contacto com a modalidade, tendo sido jogador federado na Época 2001/02, como guarda-redes.
A estreia da equipa fez-se a 20 Outubro 2007 no Pavilhão num jogo particular com o CDE Camões e a vitória clara por 36-18 deixou antever que a nossa equipa estava este ano efectivamente muito mais forte.
 
A época 2007-08 contou com 16 equipas da Associação de Andebol de Lisboa, no escalão de Juvenis, o mesmo número da época anterior mas, não exactamente as mesmas, já que as equipas do Boa Hora, do GD Runa e do Oriental abandonaram a competição neste escalão, dando lugar ao 1º Dezembro (de Queijas), à UJ Alverca e ao Almoçageme. O sistema de disputa foi também alterado, cabendo às equipas optarem por se inscrever no Campeonato Nacional ou no Campeonato Regional, não tendo de disputar qualificações. Nove equipas optaram pelo Campeonato Nacional de Juvenis, enquanto que as restantes sete equipas, incluindo o CD Mafra, disputaram o Campeonato Regional da AA Lisboa.
Antes disso, essas mesmo sete equipas disputaram o Torneio de Abertura que, a formação do Ginásio de Odivelas venceu, com o CD Mafra a classificar-se num honroso 3º lugar o mesmo que viria a alcançar no Campeonato Regional que o CD Paço de Arcos venceu em igualdade pontual com o Almoçageme e com dois pontos a mais que a nossa equipa. 
 
O 1º jogo oficial da equipa (do Torneio de Abertura) disputou-se a 27.10.2007 no Parque Desportivo em Mafra com uma vitória do CD Mafra por 30-20 sobre o UJ Alverca, num jogo em que o André Carioca foi o melhor em campo com 10 golos marcados e que, de resto, viria a confirmar-se como uma das revelações da época, provavelmente o jogador que mais progrediu desde a época anterior.
A vitória mais festejada do Torneio de Abertura viria a acontecer a 10.11.2007, de novo no Parque Desportivo de Mafra, com um concludente 33-27 sobre a forte equipa do Paço de Arcos. Os jogos com o Paço de Arcos viriam a tornar-se um dos factos mais marcantes da época já que o CD Mafra acabou por vencê-los todos (disputaram-se 4 jogos), pese embora o CD Paço de Arcos se tenha sagrado Campeão Regional, como já atrás se referiu, o que nos deixou a sensação de que a nossa equipa poderia ter ido um pouco mais além no campeonato. A vitória por apenas um golo em Paço de Arcos (26-25) a 8.03.2008, quando esta equipa liderava invencível o Campeonato Regional, foi um dos momentos mais altos da época, a par da vitória na Malveira, duas semanas depois, sobre o Ginásio de Odivelas (27-24) que permitiu relançar a disputa pelo campeonato. No último jogo do campeonato o CD Mafra “esmagou” o já campeão CD Paço de Arcos, por 33-15.
 
  
  
Os momentos menos positivos da época foram a derrota em Alverca, após a nossa equipa ter estado a vencer por 5 golos de diferença, naquela que viria a ser a única vitória do UJ Alverca no Campeonato Regional (vitória justa, refira-se) e a derrota na Malveira, diante do Almoçageme, não pelo resultado mas, pela forma vergonhosa como o árbitro afecto à equipa de Almoçageme dirigiu a partida, uma vez que os árbitros oficiais não compareceram.
A falta de comparência dos árbitros oficiais em diversos jogos e a falta de condições do pavilhão do CDM foram, provavelmente, as maiores contrariedades da época. De referir que o CD Mafra esteve 5 meses (de Novembro 2007 a Abril 2008) sem disputar um único jogo … em Mafra!
 
Contudo, essa situação ficaria resolvida em definitivo já que a 24.05.2008 foi inaugurado o novo piso do pavilhão gimnodesportivo do CD Mafra, numa cerimónia que contou com o presidente e demais dirigentes do CD Mafra e em que foram homenageados alguns antigos desportistas e técnicos do clube, festa que terminou com um jogo entre as duas equipas seniores da Liga Profissional convidadas, o CF Belenenses e o Águas Santas.
 
No Campeonato Nacional, das equipas da AA de Lisboa, só o Belenenses chegou à Fase Final onde se juntou ao ABC de Braga, ao Francisco da Holanda de Guimarães e ao Sporting de Espinho. O ABC de Braga sagrou-se Campeão Nacional de Juvenis da época 2007-08, sucedendo ao Francisco da Holanda. O SL Benfica ficou-se pela fase anterior (3ª Fase) enquanto que o Almada, o Sporting e o Passos Manuel não passaram da 2ª Fase. Das restantes equipas da AA de Lisboa, GS Loures, 1º Dezembro de Queijas, AA Amadora e Ginásio do Sul, só esta última conseguiria uma posição de destaque ao sagrar-se Campeã Nacional da 2ª Divisão.
 
A participação do CD Mafra no Torneio de Encerramento disputado depois da inauguração do novo piso do pavilhão do CD Mafra a 24.05.2008, que englobou equipas do Campeonato Nacional, foi extremamente positiva. O CD Mafra venceu folgadamente o CDE Camões (equipa do "seu" campeonato"), bateu-se com grande brilhantismo com a poderosa equipa do Passos Manuel (que esteve a vencer  até meados da 1ª parte) e perdeu por apenas um golo com as equipas do 1º Dezembro de Queijas e do GS Loures em jogos cuja incerteza do vencedor se manteve até ao apito final. Tais resultados, frente a equipas do Campeonato Nacional mostraram só por si o valor da nossa equipa que está por isso de parabéns! A terminar, como já referido, o CD Mafra despediu-se da presente época jogando contra uma equipa do "nosso campeonato" - nada mais nada menos do que o próprio Campeão Regional - que uma vez mais levou de vencida, assegurando assim o 10º lugar no Torneio de Encerramento, entre 16 participantes, do qual saiu vencedor o Belenenses. Estamos pois orgulhosos dos resultados alcançados na época 2007-08.
Como habitual, a época encerrou com o tradicional jogo de Pais contra Filhos, seguido de um almoço convívio, que juntou pais, técnicos, dirigentes e jogadores de todos os escalões, sendo notável o crescimento do andebol nesta época. Parabéns a todos os que para tal contribuíram.
 
 

Para ver os resultados de todos os jogos, por ordem cronológica vá a Resultados.

 

Publicado por Antonio Fonseca às 22:00

VISITANTES:


desde 30.09.07

NOTICIAS

FOTO DA SEMANA

EQUIPAS

TREINOS

VIDEOS

OPINIÃO

EDITOR

APOIOS

PAVILHÃO

Boa Tarde, venho informar de que o Campeonato Naci...
TREINOS (Nova Época):SENIORES: TER (20H-21H); QUI ...
Boas, alguem sabe se já estão a decorrer os trein...
Os jogos de apresentação dos escaloes do CD Mafra,...
JUNIORES E SENIORES - 2a feira, dia 1 de setembro,...
Mensagem importante : Informamos todos os atletas ...
não vai acabar? tens a certeza? só um conselho que...
Eu nao sei de nada , o que e que vai acabar?voce e...
o clube degradou-se, já não é o que era. é um club...
Rogersoares é o que se diz pela vila....