Terça-feira, 31 de Julho de 2012

ÉPOCA 2011-2012

 
 

Balanço da Época 2011-12

O orgulho de ter Carlos Galambas como técnico

 

Resultados Desportivos

Em termos desportivos, a época 2011-2012 será sempre recordada pela estreia de uma equipa do CD Mafra numa Fase Final de um Campeonato Nacional. A presença dos Iniciados na Fase Final do Campeonato Nacional da 2ª Divisão, disputado em Leça da Palmeira, bem como as vitórias nas duas fases que a antecederam, marcaram a época de forma indelével. Trata-se de um feito pioneiro na história do andebol de Mafra, de tal forma marcante que acabou por relegar para segundo plano outros importantes êxitos desportivos alcançados nesta época que, por já não serem inéditos, não lhes foi dado tanto destaque: os Juvenis sagraram-se Campeões Regionais (repetindo o êxito de 2010, quando eram Iniciados) e os Juniores marcaram presença na Final do Torneio de Encerramento, diante do Belenenses (replicando a presença na Final da Taça de Lisboa de 2011). Eis os resultados desportivos de cada escalão:

  • Juniores: 5º Lugar na Fase de Qualificação [9 equipas; apurados CN: NAAL Passos Manuel, GS Loures e CD Paço de Arcos], 2º Lugar Campeonato Regional [7 equipas; Campeão: Almada AC] e Finalista do Torneio de Encerramento [10 equipas; Vencedor: Belenenses]. Técnico: João Augusto (set’11-abr’12) / Carlos Galambas e Pedro Gato (abr’12-jul’12).
  • Juvenis A: 4º Lugar na Fase de Qualificação [18 equipas; Apurados: NAAL Passos Manuel, Sporting B e SL Benfica], Campeão Regional [17 equipas], 6º Lugar no Torneio de Encerramento [20 equipas; Vencedor: SL Benfica] e 10º Lugar no Torneio Internacional Nazaré Cup [17 equipas; Vencedor: Sporting]. Técnico: Pedro Alexandre e Rogério Soares.
  • Juvenis B: 14º Lugar na Fase de Qualificação [18 equipas], 3º Lugar no Campeonato Regional da 2ª Divisão [6 equipas; Campeão: Boa Hora FC], 9º Lugar no Torneio de Encerramento [20 equipas; Vencedor: SL Benfica] e 2º Lugar no Torneio Carlos Fonseca - Samora Correia [3 equipas; Vencedor: Samora Correia]. Técnico: Carlos Prata e David Leitão.
  • Juvenis F: 7º Lugar na Fase de Qualificação [7 equipas; apurado CN: Porto Alto], 5º Lugar Campeonato Regional [6 equipas; Campeão: ASS Assomada] e 7º Lugar no Torneio de Encerramento [8 equipas; Vencedor: ASS Assomada]. Técnico: Rui Cupido e João Fiúza.
  • Iniciados: 4º Lugar Nacional 2ª Divisão [70 equipas; Campeão: CA Leça] após terem vencido as duas fases de qualificação: Fase 2 [6 equipas] e Fase 1 [11 equipas]; Semifinalista do Torneio de Encerramento [17 equipas; Vencedor: Belenenses]. Técnico: João Augusto (set’11-mai’12) / Carlos Galambas e Pedro Gato (mai’12-jul’12).
  • Infantis: 6º Lugar na Fase de Qualificação [16 equipas; apurados CN: SL Benfica, Ginásio Sul e Almada AC], 3º Lugar Campeonato Regional [14 equipas; Campeão: Belenenses], 6º Lugar no Torneio de Encerramento [15 equipas; Vencedor: SL Benfica] e 2º Lugar no Torneio Carlos Fonseca - Samora Correia [4 equipas; Vencedor: V. Setúbal]. Técnicos: Miguel Gomes e David Leitão.

 

Equipa Feminina

Embora os resultados desportivos sejam importantes, num clube em fase de crescimento como é o caso do Andebol do CD Mafra, as estreias acabam por ser marcos na história de um clube, pelo que a época 2011-2012 também será para sempre recordada pela estreia de uma equipa feminina (Juvenis) nas competições oficiais. Esta equipa feminina conseguiu reunir um grupo coeso de atletas que alcançaram um nível competitivo muito bom, estando lançadas as bases para o crescimento sustentado do andebol feminino em Mafra.

 

CD Mafra Clube do Ano 2011

O reconhecimento oficial pelo trabalho feito pelo CD Mafra em prol do andebol, chegou também em plena época 2011-2012, mais concretamente em janeiro 2012 na Gala dos 80 anos da Associação de Andebol de Lisboa que decidiu atribuir ao Andebol do CD Mafra o galardão de Clube do Ano 2011, a maior distinção alguma vez atribuída ao clube!

 

Geração Pioneira

A época 2011-2012 encerrou também um importante ciclo do andebol do CD Mafra. A geração de andebolistas do CD Mafra nascidos em 1991 terminou o seu percurso de formação, alcançando o escalão dos Seniores, dando assim lugar à constituição de uma equipa de Seniores, o que não acontecia em Mafra há mais de 20 anos. Não posso deixar de prestar uma homenagem a esta geração de jogadores que acompanho desde 2005 (e que inclui também os jogadores nascidos em 1992 e 1993 que ainda vão continuar ainda como Juniores) que ficará para sempre no historial do andebol de Mafra como a “Geração Pioneira”. São eles:

  • nascidos em 1991: Miguel Gomes (10 épocas), Pedro Mota (10 épocas), Rodrigo Bento (8 épocas), André Carioca (6 épocas), João Fiúza (5 épocas), Nuno Aniceto (5 épocas) e José Pessoa (5 épocas);
  • nascidos em 1992: Vasco Henriques (11 épocas), Paulo Isidoro (10 épocas), David Leitão (10 épocas), Rodrigo Rosa (10 épocas), Tiago Cipriano (7 épocas), Tiago Batalha (3 épocas), Pedro Rolim (3 épocas), Rui Santos (2 épocas) e João Sequeira (1 época);
  • nascido em 1993: Vasco Pereira (4 épocas).

É justo também recordar alguns jogadores que fizeram parte desta “Geração Pioneira” mas que, infelizmente, por razões diversas foram abandonando a modalidade: Louis Tovim (2011), João Carvalho (2010), João Duarte (2010), Tiago Rei (2010), Ricardo Fernandes (2009), Vasco Duarte (2009) e Bruno Costa (2008).

 

Torneios Carlos Fonseca e Nazaré Cup

Além das competições oficiais, as equipas do CD Mafra continuaram a marcar presença em prestigiados torneios, sendo de destacar a estreia dos Infantis e dos Juvenis B no Torneio Carlos Fonseca em Samora Correia. Os Juvenis A asseguraram a representação do CD Mafra pelo quarto ano consecutivo no Torneio Internacional "Nazaré Cup" onde alcançaram um excelente 10º lugar (em 17 participantes), com 2 vitórias (CD Paço de Arcos e São Bernardo B), 1 empate (GC Santo Tirso) e 3 derrotas (Belenenses, Cister e Ginásio do Sul).

 

Dia do Andebol

Pelo 3º ano consecutivo a Associação de Andebol de Lisboa entregou ao CD Mafra a organização do Dia do Andebol, evento destinado a crianças de ambos os sexos dos escalões de Bambis e Minis, que teve lugar no dia 2 de Junho nas instalações do Parque Desportivo Municipal de Mafra.  O evento contou com a presença de 22 equipas, representando 15 clubes: CD Mafra (A e B), Assomada (A e B), EB Hélia Correia, CD Paço de Arcos, CF Belenenses (A e B), NAAL Passos Manuel – NAF Mercês e NAF Prazeres, CR Bairro Janeiro, Porto Salvo (A, B e C), CC Alto da Loba, Ginásio do Sul (A e B), EB Sanches de Brito, SL Benfica, Galinheiras e 1º Dezembro de Queijas (A e B), num total de cerca de 250 atletas com idades compreendidas entre os 5 e os 10 anos.

 

Melhores Marcadores

A nível individual merece destaque a presença regular de jogadores do Andebol do CD Mafra no Top 5 dos Melhores Marcadores das diversas competições oficiais: Pedro Rolim, Miguel Gomes e João Fiúza (Juniores), Margarida Costa (Juvenis F), Sérgio Guerra (Iniciados) e Hugo Leitão (Infantis), sendo de realçar o mérito do Pedro Rolim (Juniores) que foi o Melhor Marcador em todas as provas em que participou (Torneio de Qualificação, Campeonato Regional e Torneio de Encerramento), tendo marcado um total de 295 golos (em 32 jogos)!

 

Carlos Galambas técnico do CD Mafra

Pese embora todos os feitos alcançados pelo andebol do CD Mafra na época 2011-2012, a breve passagem do Carlos Galambas como técnico dos Iniciados e dos Juniores é, na minha opinião, o feito mais marcante da época. Apesar de ser uma referência do andebol nacional, o Carlos Galambas não deixou de aceitar o convite que lhe foi dirigido pelos responsáveis do clube, revelando uma humildade impar e uma capacidade notável (e invulgar…) de se relacionar com os jogadores, com os dirigentes, com os pais e com os demais agentes desportivos, incluindo os adversários. Os seus jogadores recordá-lo-ão pela vida fora, tendo nele um referencial de inspiração, dentro e fora de campo.

Mensagem de despedida de Carlos Galambas 

 [CLICA NA FOTO]

.

 

MAIS INFORMAÇÃO

[Selecione a secção a consultar e será aberta uma nova janela]

BALANÇO  |  EQUIPAS  NOTÍCIAS | TREINOS | RESULTADOS |  OPINIÃO  |

   

 

 

 

Publicado por Antonio Fonseca às 14:30

VISITANTES:


desde 30.09.07

NOTICIAS

FOTO DA SEMANA

EQUIPAS

TREINOS

VIDEOS

OPINIÃO

EDITOR

APOIOS

PAVILHÃO

Boa Tarde, venho informar de que o Campeonato Naci...
TREINOS (Nova Época):SENIORES: TER (20H-21H); QUI ...
Boas, alguem sabe se já estão a decorrer os trein...
Os jogos de apresentação dos escaloes do CD Mafra,...
JUNIORES E SENIORES - 2a feira, dia 1 de setembro,...
Mensagem importante : Informamos todos os atletas ...
não vai acabar? tens a certeza? só um conselho que...
Eu nao sei de nada , o que e que vai acabar?voce e...
o clube degradou-se, já não é o que era. é um club...
Rogersoares é o que se diz pela vila....