Sexta-feira, 3 de Abril de 2009

ENTREVISTAS

 

Entrevista ao guarda-redes Tiago Cipriano

Entrevista publicada em 18.03.2009

Desta vez entrevistámos um dos guarda-redes dos juvenis e tentámos saber o que ele pensa sobre a modalidade, o CDM e a sua relação com a baliza.

 

Andebolmafra.Blogs - Quando começaste a praticar andebol?

Tiago Cipriano - Comecei em Maio de 2006, pelo que vai fazer 3 anos.


Andebolmafra.Blogs – Experimentaste outros desportos antes do andebol?
Tiago Cipriano - Joguei futebol quando era muito novo mas dediquei-me à natação durante 6 anos.

Andebolmafra.Blogs – Porque preferiste o andebol?
Tiago Cipriano - Depois de 6 anos de natação não competitiva senti-me um bocado farto… e na altura estava a crescer bastante… uma influência ou outra levaram-me ao pavilhão para treinar e integrei-me bem e quis ficar.
 
Andebolmafra.Blogs – E porquê guarda-redes? O que te levou a optar pela baliza, um lugar que em geral não é muito apreciado?
Tiago Cipriano - O papel de Guarda-Redes em andebol sempre me fascinou muito, eu quando era miúdo gostava de ver andebol não pelos golos mas sim pelas defesas (risos). Um GR tem de ter muito espírito de sacrifício, talvez seja esse o motivo que me levou para a baliza, não tinha problemas em por o corpo à bola e acho fantástica a sensação de negar o golo a alguém e fazer a diferença crucial no resultado do jogo. Para além disso na baliza sinto-me muito mais confortável, não corro tantos riscos de lesões graves como os meus colegas e acabo por estar um pouco a parte o que me faz depender só de mim e dá-me mais margem para actuar como quero.
 
Andebolmafra.Blogs – Na posição de guarda-redes apresentas-te como o último obstáculo para os adversários. Ou seja, a defesa falha e tu és a última esperança para evitar o golo. Achas que tens mais responsabilidades por isso do que os teus companheiros de equipa?
Tiago Cipriano - Segundo especialistas e estudiosos do desporto um GR é entre 50 a 70% da equipa. Por isso é obvio que tenho mais responsabilidade que os meus colegas, mas é preciso referir que a influência de um GR é sempre no sentido positivo, porque quando um jogador vai para a baliza é para marcar golo não é para evitar uma defesa. Por isso eu evito golos em vez de fazer defesas. Porque se não existisse GR os jogos, provavelmente acabariam empatados com uma eficácia de 100%. Por isso eu estou lá a estragar a eficácia do meu adversário… e esperar que o meu adversário directo tenha menos sucesso que eu! (risos)
 
Andebolmafra.Blogs – Este ano já foste distinguido por 3 vezes como Melhor em Campo (nos jogos com o Ginásio Sul, o Belenenses e o Alverca). Sentes que tens vindo a evoluir e que o teu contributo para a equipa é cada vez mais importante?
Tiago Cipriano - O nível de competição deste ano é muito diferente, sim eu evolui bastante psicologicamente, mas tecnicamente não sei avaliar muito bem, porque os adversários, tecnicamente, estão muito abaixo em relação a épocas anteriores, especialmente comparativamente à de 2006/07. Por isso eu consigo apanhar muito mais bolas, mas eu sinto que existiu uma grande evolução na minha concentração nos jogos e consigo “ler” a mente de muitos jogadores, que se nota na quantidade de livres de 7 metros que tenho defendido. E num jogo em que o GR esteja a um bom nível a equipa muito provavelmente irá ganhar, a não ser que o GR da outra equipa também esteja a um bom nível, por isso sim, eu tenho contribuído para bons resultados da equipa segundo as minhas obrigações.
 
Andebolmafra.Blogs – Como é o teu relacionamento com o Paulo Isidoro? Vocês têm partilhado a baliza um com o outro. Achas isso benéfico ou achas que essa rotatividade quebra muito o ritmo? Vocês dão conselhos um ao outro ou deixam isso só para o treinador?
Tiago Cipriano - O Paulo é o jogador que me é mais próximo, sim porque os GR’s são um pouco marginalizados devido as características diferentes de treino que exigimos. Como não existe Treinador de GR na nossa secção somos nós que nos ajudamos mutuamente, procuramos exercícios na internet e quando o Adão Santos (GR amigo do Tr. Pedro) vem a Mafra dar-nos um treino tentamos absorver o máximo de informação, exercícios e alongamentos. Por isso eu e o Paulão ajudamo-nos mutuamente dentro das nossas possibilidades porque também somos GR com características muito diferentes.
 
Andebolmafra.Blogs – Não posso deixar de te perguntar se alguma vez pensaste em deixar a baliza e passares a ser jogador de campo? Não faltam exemplos disso na equipa: o Miguel Gomes, o David Leitão e o Ricardo Fernandes já foram guarda-redes mas agora são jogadores de campo.
Tiago Cipriano - Eu acho que muitos mais já foram GR, mas desde que esta geração tem equipa formada no CDM eu sou o que tem mais tempo na baliza, vou na 4ª época. Eu sou canhoto e quando entrei para a equipa só havia um canhoto, o João Duarte. Por isso até fazia algum sentido que eu nunca tivesse experimentado a baliza… Mas ser guarda-redes é muito diferente de ser jogador de campo, aliás eu acho que temos o andebol e depois se divide em duas categorias: a baliza e o campo. Eu fui para a baliza com 13 anos, já um pouco tarde para ter a formação mais adequada e mesmo assim penso que até me safo bem (risos). Por isso que fosse agora jogar para a frente tinha duas grandes dificuldades: a concorrência, porque agora existem 4 canhotos e a aprendizagem, porque eu nunca fui jogador de campo e a este nível já não existe uma grande formação técnica. Desde que estou no CDM já tive 4 colegas na baliza e com cada um aprendi um pouco e agora sei que é ali que hei-de ficar enquanto praticar esta modalidade. E na baliza não tenho muitas culpas só glórias, se a bola entrou a culpa é do defesa que falhou a marcação (risos).
 
Andebolmafra.Blogs – Qual o teu clube preferido no andebol (além do CDM)?
Tiago Cipriano - Independentemente da modalidade, para mim o S.L.Benfica é o clube do coração.

Andebolmafra.Blogs – Ficaste desiludido com a não qualificação do CDM para a Fase Final do Campeonato Regional ou isso não era o mais importante para ti?
Tiago Cipriano - Fiquei muito frustrado por ser por apenas um golo e senti-me impotente por esse golo ter sido em dois que fui MVP (contra o Belém e o Ginásio Sul). Mas agora estou focado no Torneio de Leiria e em mostrar às equipas da 1ª Divisão que tenho razões para ficar desagradado e para tal temos de ganhar todos os jogos e mais do que ganhar mostrar a diferença que existe entre nós e as equipas que estão nesta divisão.

Andebolmafra.Blogs – E agora, achas que o CDM vai tornar-se campeão da 2ª Divisão ou ainda há adversários difíceis que podem estragar a festa ao CDM? Quais as equipas que consideras mais difíceis?
Tiago Cipriano - A equipa mais difícil é o Almada, porque poderá puxar de uns A’s e assim elevar em muito a qualidade de jogo deles. Este jogo é no próximo fim-de-semana, peço uma adesão dos adeptos e amigos porque se ganharmos este jogo seremos campeões da 2ª Divisão de certeza!
 
Andebolmafra.Blogs – E na 1ª Divisão tens alguma equipa favorita? Quem achas que vai vencer o Campeonato esta época?
Tiago Cipriano - Eu acho que o Ginásio Sul poderia ganhar, mas como é uma equipa B não é uma prioridade do clube e por isso poderá ter jogos com um plantel mais fraco e fazer com que o CDPA venha a ser um candidato mais provável ao título.

Andebolmafra.Blogs – Um desejo para a presente época?
Tiago Cipriano - Que no Torneio de Encerramento repetíssemos o feito do Torneio de Abertura ou melhor ainda!

Andebolmafra.Blogs – O que gostavas de ver no blog dos Juvenis do CDM e que ainda não esteja lá?
Tiago Cipriano - Mais defesas nos vídeos (risos). O blog está muito bom, sem dúvida o melhor blog de apoio a uma equipa deste escalão, que é comprovado pelo interesse dos meus colegas de outras equipas. Podia lhe lançar o desafio de criar uma estatística de GR com defesas e 7 metros defendidos.
 
Andebolmafra.Blogs – Obrigado Tiago, por esta entrevista. Desejo-te felicidades para o resto da época.
 

 

 

 Entrevista ao Capitão Pedro Mota

Entrevista publicada em 12.02.2009

Desta vez entrevistámos o capitão dos Juvenis, Pedro Mota. Leia a entrevista e fique a saber mais sobre este influente jogador do CD Mafra. 

Andebolmafra.Blogs – Quando começaste a praticar andebol?

Pedro Mota – Fez em Novembro passado 7 anos.

 

Andebolmafra.Blogs – Experimentaste outros desportos antes do andebol?

Pedro Mota – Sim, já jogava futebol à cerca de 3 anos.

Andebolmafra.Blogs – Porque preferiste o andebol?
Pedro Mota – Para ser sincero achei que não teria grande futuro no futebol (risos), mas também porque o meu primeiro treinador, José Bita, me incentivou muito pois disse que eu tinha potencial. Cheguei a jogar as duas modalidades em simultâneo, mas quando dei por mim, já estava todos os fins de semana em encontros de anbebol.
 
Andebolmafra.Blogs – Como capitão de equipa sentes que tens responsabilidades acrescidas? Por exemplo, quando perdem sentes-te mais responsável por isso, uma vez que uma das responsabilidades do capitão é liderar e motivar os colegas?
Pedro Mota – Não me sinto mais responsável pela derrota pois acredito que sempre que a equipa perde todos temos de assumir a nossa parte da culpa, tanto jogadores como treinadores, entre outros. Mas sinto sim uma responsabilidade maior em motivar os meus colegas e de tentar incentivá-los mesmo quando as coisas correm mal.
 
Andebolmafra.Blogs – És o único jogador na equipa de juvenis que é filho de um ex-andebolista. Sentes orgulho nisso? Falas frequentemente de andebol com o teu pai? Ele dá-te conselhos? E conta-te como era o andebol no “tempo dele” (risos)?
Pedro Mota – Sinto orgulho sim, só tenho pena de nunca o ter visto jogar, pois nunca vi nenhum vídeo ou fotografias dos jogos, como agora felizmente temos vários. Já me contou algumas histórias engraçadas dos seus tempos de jogador e também me dá conselhos a seguir aos jogos, pois felizmente tem estado sempre presente nos jogos, já é um hábito.
 
Andebolmafra.Blogs – O teu pai é um dos grandes responsáveis pelo renascimento e crescimento do andebol em Mafra. Sei que é muito cedo para falar nisso mas, não posso deixar de te perguntar se gostavas de um dia (daqui a 20 ou 25 anos) assumir um papel semelhante, como dinamizador, em prol da modalidade e da nossa terra?
Pedro Mota – Sim, é muito cedo para saber isso, mas sim, é claro que quero estar ligado ao andebol de alguma forma o resto da minha vida, principalmente na nossa terra.
 
Andebolmafra.Blogs – Em que posição jogas habitualmente? É essa a posição que preferes?
Pedro Mota – Habitualmente jogo a lateral direito, mas sinto-me bem sendo um jogador bastante universal, porque já joguei muito tempo a pivot, depois a central e a lateral esquerdo, agora por vezes também jogo a ponta direita. Jogo onde me pedirem para jogar (risos).
 
Andebolmafra.Blogs – Qual o teu clube preferido no andebol (além do CDM)?
Pedro Mota – Gosto muito do estilo de jogo do ABC de Braga, mas o clube do coração é o Benfica que também tem muito boa equipa!
 
Andebolmafra.Blogs – Excluindo o teu colega de equipa Miguel, tiveste oportunidade de defrontar os restantes 6 jogadores nomeados para do Melhor Jogador do Torneio de Abertura. Queres revelar em quem votaste e porquê?
Pedro Mota – O voto é secreto. (risos)

Andebolmafra.Blogs – O CDM este ano está mais forte. Achas que podem vencer o Campeonato Regional ou isso é pedir-vos muito? Na tua opinião quais são as equipas favoritas?
Pedro Mota – Não é pedir muito, é claro que queremos ganhar todos os jogos e é para isso que treinamos, mas este ano o campeonato vai ser muito difícil, pois há varias equipas muito fortes que podem ganhar. Todos os sete clubes que passarem à próxima fase, como é o nosso caso, são bons candidatos.
  
Andebolmafra.Blogs – Um desejo para a presente época?
Pedro Mota – Principalmente, que toda a equipa se mantenha unida e que consigamos atingir os objectivos traçados pelo nosso treinador durante toda época.

Andebolmafra.Blogs – O que gostavas de ver no blog dos Juvenis do CDM e que ainda não esteja lá?

Pedro Mota – Penso que um perfil individual dos jogadores com alturas, estatísticas, etc., enriqueceria o blog mas, de resto, acho que esta bastante completo.

 
Andebolmafra.Blogs – Obrigado Pedro, por esta entrevista, desejo-te as maiores felicidades para o resto da época.

 

 

  

Miguel Gomes em entrevista

Entrevista publicada em 10.12.2008

 

Miguel Gomes foi escolhido pelos nossos visitantes como o Melhor Jogador da Época 2007-2008. Aproveitámos esse facto para uma breve entrevista que aqui publicamos na íntegra. 

Andebolmafra.Blogs - Quando começaste a praticar andebol?

Miguel Gomes – Comecei a praticar andebol em Novembro de 2001, quando tinha 10 anos de idade.
 
Andebolmafra.Blogs – Experimentaste outros desportos antes do andebol?
Miguel Gomes – Sim, experimentei o futebol.
 
Andebolmafra.Blogs – Porque preferiste o andebol?
Miguel Gomes – Na altura tinha saído do futebol e convidaram-me para ir aos treinos de andebol. Eu fui e passei a adorar jogar andebol!

Andebolmafra.Blogs – Em que posição jogas habitualmente?
Miguel Gomes – Eu costumo jogar a central e é na posição onde mais gosto de jogar em campo, apesar de também gostar de jogar a pivot. Já fui guarda-redes durante 2 anos mas chegou uma altura que quis voltar a jogar onde mais gosto, que é na frente. 
 
Andebolmafra.Blogs – Qual o teu clube preferido no andebol (além do CDM)?
Miguel Gomes – Em Portugal o meu clube preferido é o ABC mas, no estrangeiro é o Cuidad Real (de Espanha).
 
Andebolmafra.Blogs – E no futebol?...
Miguel Gomes – No futebol o meu clube do coração é o Benfica.
 
Andebolmafra.Blogs – Sabemos que votaste na escolha do Melhor Jogador da época passada. Queres revelar em quem votaste e porquê?
Miguel Gomes – Votei no Pedro Mota porque para mim é o jogador que mais gosto de ver jogar e é aquelo com que eu me entendo melhor dentro de campo. O Pedro é um jogador parecido comigo, por isso me identifico mais com ele. Votei nele não só por ser capitão mas porque na minha opinião é o melhor no nosso grupo.

Andebolmafra.Blogs – Que características um jogador deve ter para poder ser considerado melhor?
Miguel Gomes – Na minha opinião um jogador para ser o melhor tem de se empenhar nos treinos, ser inteligente e ter vontade de saber sempre mais.
 
Andebolmafra.Blogs – O CDM este ano está mais forte. Achas que podem vencer o Campeonato Regional? Quais são as equipas favoritas?
Miguel Gomes – Na minha opinião o CDM tem de ir evoluindo nestas semanas que antecedem o campeonato. Acho que estamos a ter uma evolução positiva e isso tem se tornado visível ao longo das semanas. Por isso, acho que somos sérios candidatos, como já achava que eramos no ano passado. Não conheço todas as equipas porque ainda não jogamos contra elas mas, na minha opinião o Sporting ”B” e o Belenenses “B” são fortes candidatos visto que podem ir buscar jogadores a equipa “A” e isso torna-os ainda mais fortes.

Andebolmafra.Blogs – Agora uma pergunta difícil: qual o teu "sete" favorito no CDM?
Miguel Gomes – GR - Paulo Isidoro; PD – João Duarte; LD – Pedro Mota; CT – Miguel Gomes; PV – André Carioca; LE – David Leitão; PE – Rodrigo Bento
 
Andebolmafra.Blogs – Um desejo para a presente época?
Miguel Gomes – Que a equipa tenha um bom desempenho tanto a nível de jogos como a nível de treinos. Se conseguirmos chegar ao topo e ganharmos será muito bom mas se não ganharmos não é daí que vamos deixar de ter valor. Já a nível pessoal desejo jogar ao meu melhor nível e nunca abaixo, não ter lesões e se possível ajudar a equipa com muitos golos!

Andebolmafra.Blogs – O que gostavas de ver no blog dos Juvenis do CDM e que ainda não esteja lá?
Miguel Gomes – A única coisa que eu gostava que estivesse lá era mais fotografias dos jogos e se fosse possível algumas do treino e do balneário. Acho que era uma coisa apelativa e engraçada.
 
Andebolmafra.Blogs – Não é fácil atender o teu pedido pois o balneário é uma zona restrita aos atletas, treinadores e dirigentes do clube mas, é possível obter reportagens dos treinos. Obrigado por esta entrevista, Miguel. Desejo-te as maiores felicidades para a presente época. 
 
 

CD Mafra na RCM

Entrevista gravada em14.04.2008

 

O Presidente da Secção de Andebol do CD Mafra, José Mota e os técnicos António Galambas e Carlos Prata foram convidados da RCM-Rádio Clube de Mafra, onde falaram sobre o passado, o presente e o futuro do andebol na nossa terra. Oiça aqui um excerto dessa entrevista. 

 

 

 

 

Publicado por Antonio Fonseca às 16:00

VISITANTES:


desde 30.09.07

NOTICIAS

FOTO DA SEMANA

EQUIPAS

TREINOS

VIDEOS

OPINIÃO

EDITOR

APOIOS

PAVILHÃO

Boa Tarde, venho informar de que o Campeonato Naci...
TREINOS (Nova Época):SENIORES: TER (20H-21H); QUI ...
Boas, alguem sabe se já estão a decorrer os trein...
Os jogos de apresentação dos escaloes do CD Mafra,...
JUNIORES E SENIORES - 2a feira, dia 1 de setembro,...
Mensagem importante : Informamos todos os atletas ...
não vai acabar? tens a certeza? só um conselho que...
Eu nao sei de nada , o que e que vai acabar?voce e...
o clube degradou-se, já não é o que era. é um club...
Rogersoares é o que se diz pela vila....