Sexta-feira, 30 de Novembro de 2012

NOTICIAS #15

 

[09.03.2013]

Campeonatos Regionais em versões para todos os gostos...

O CD Mafra vai participar nos Campeonatos Regionais da AAL nos escalões de Seniores, Juvenis (com a equipa B), Iniciados e Juvenis F. Os Infantis vão disputar a Prova Regional de Apuramento para o Encontro Nacionald e Infantis. Aqui fica a análise e comentáro a cada uma das provas.

.

CR Seniores M [9 equipas]

As 9 equipas participantes vão disputar o campeonato numa estrutura T x T a uma só volta, um sistema não equitativo e pobre do ponto de vista competitivo. O número impar de participantes obriga cada equipa a folgar uma jornada. Com duas semanas de interregno até ao início da competição, sem jornadas duplas e sem jogos nos feriados, facilmente se percebe que havia margem para uma estrutura a 2 voltas o que tornaria este campeonato muito mais emotivo e competitivo, até porque existe um grande equilibro entre as equipas participantes.

CR Juvenis M [18 equipas]

As 14 equipas em prova, incluindo as equipas da AA Setúbal que desde já saúdo - CCR Alto Moinho, GDR Quinta Nova e JAC Santiago Cacem -, são distribuídas em 3 séries, numa estrutura de T x T a uma volta. O vencedor de cada uma dessas 3 séries é apurado para a Fase Final, na qual se juntam as 4 equipas oriundas do CN da 1ª Divisão que não se qualificaram para a Fase Final desse campeonato (Almada AC, Ginásio do Sul, NAAL Passos Manuel e IFC Torrense), formando assim um grupo de 7 equipas que em disputa T x T a uma só volta vai determinar o Campeão Regional. As restantes equipas formam dois grupos para apuramento dos lugares secundários (do 8º ao 18º lugares).

Sempre defendi a integração de equipas dos Nacionais (de 1ª e de 2ª Divisão) nos Torneios de Encerramento mas, colocar equipas da 1ª Divisão Nacional a disputar um Campeonato Regional é, na minha opinião, um disparate. Saíram 4 equipas para disputar o Nacional da 2ª Divisão (entre elas, o CD Mafra “A”) e entram 4 equipas do Nacional da 1ª Divisão. E o mesmo acontece no escalão de Juniores (onde o CD Mafra não se faz representar). Isto indicia a falta de um planeamento integrado das competições Nacionais e Regionais com uma calendarização alinhada das provas e também a falta de objetivos estratégicos no desenvolvimento dos níveis de proficiência em cada uma das competições. Há aqui muito para melhorar…

CR Iniciados M [12 equipas]

As 12 equipas participantes são divididas em 2 grupos de 6 equipas cada, com uma estrutura de T x T a duas voltas. Não está definida a forma como será encontrado o Campeão Regional mas, a estrutura escolhida para a 1ª fase é, na minha opinião, bastante adequada.

CR Juvenis F [5 equipas]

Na minha opinião, este é também um campeonato equilibrado em termos de estrutura e calendário. As 5 equipas participantes vão disputar o campeonato numa estrutura T x T a duas voltas, sem jornadas duplas, embora joguem no feriado de 25 de abril. O número impar de participantes obriga cada equipa a folgar uma jornada.

PRAEN Infantis [14 equipas]

Os Infantis vão disputar uma Prova Regional de Apuramento para o Encontro Nacional de Infantis que se disputará em regime de concentração e para o qual vão ser apuradas 24 equipas a nível nacional. Da AA Lisboa são apuradas 3 equipas das 14 que vão disputar a prova de apuramento.

Essas 14 equipas são distribuídas em 4 séries numa 1ª Fase com disputa T x T a uma volta, sendo de novo agregadas em 4 séries numa 2ª fase (em função da classificação) também com disputa T x T a uma volta, para serem novamente agregadas em 3 grupos numa Fase Final (em função da classificação), com disputa T x T a uma só volta, apurando-se o 1º classificado de cada um desses 3 grupos. Trata-se de um sistema de apuramento demasiado complexo, pouco equitativo e transparente, em que as equipas andam a rodar de fase para fase quando a única que realmente decide o apuramento é a última fase, também ela disputada a uma só volta. No limite, uma equipa pode ficar em último lugar na 1ª fase, de novo em último lugar na 2ª fase mas, vencendo a 3ª fase fica apurada, o que é revelador da utilidade das fases antecessoras… Vamos lá CDM

 

[08.03.2013]

Cinco jogadores do CD Mafra no Top 5 dos Melhores Marcadores

O CD Mafra colocou 5 jogadores no Top 5 das Listas de Melhores Marcadores da Fase de Qualificação. Das 5 provas em que participou, o CD Mafra só não conseguiu colocar um jogador no Top 5 dos Melhores Marcadores no escalão de Iniciados.

Nos Infantis o Telmo Mendes com 196 golos (em 12 jogos) ocupa o lugar cimeiro da tabela com uma vantagem de 69 golos (!) sobre o 2º classificado, o Christopher Selles do NAAL Passos Manuel.

Nos Juvenis o Miguel Clemente (Juvenis A) com 169 golos em 20 jogos ocupa também o topo da classificação com uma vantagem de 7 golos sobre o 2º classificado, o William Neves do CD Paço de Arcos. Na 3ª posição temos ainda o nosso Flávio Júnior (Juvenis B) com 132 golos em 20 jogos.

Nos Seniores, o Pedro Rolim desta vez ficou-se pelo 2º lugar com 181 golos em 22 jogos, deixando no lugar cimeiro outro júnior, também ele uma “máquina de fazer golos”, o Gabriel Moreira (UJ Alverca) com 199 golos em 23 jogos. Relembro que na época passada o Pero Rolim havia sido o melhor marcador nas três provas de Juniores que disputou!

Finalmente no escalão de Juvenis Femininos a Margarida Costa ficou no 2º lugar com 114 golos em 14 jogos, logo atrás da Erica Tavares (SIM Porto Salvo) com 136 golos em 11 jogos.

Felicito todos os jogadores do CD Mafra pelas fantásticas marcas alcançadas! Estão também de parabéns os seus colegas de equipa pois, apesar do seu mérito individual, tais marcas só foram possíveis graças à colaboração dos seus colegas de equipa.

 

[25.02.2013]

Terminou a fase de qualificação, seguem-se os Campeonatos Regionais

Terminada a fase de qualificação, as equipas apuradas prosseguem a disputa dos Campeonatos Nacionais, enquanto as restantes equipas vão agora disputar os Campeonatos Regionais. O CD Mafra vai ter uma equipa a disputar o Campeonato Nacional de Juvenis, mercê da brilhante qualificação dos Juvenis A.  Os Juvenis B, os Iniciados, os Infantis, os Seniores e as Juvenis F vão disputar os respectivos Campeonatos Regionais da AAL. Fica o registo das classificações de todos os escalões. Vamos lá CDM

 

[24.02.2013]

Seniores encerram a qualificação vencendo em Loures

Juvenis B e Juvenis A, também vitoriosos

A última jornada da fase de qualificação começou sábado de manhã no Colégio São João de Brito onde os Iniciados sofreram uma pesada derrota (40-18), um resultado algo inesperado uma vez que a equipa da casa ainda não tinha vencido nesta fase da competição. Apesar do resultado desfavorável a nossa equipa bateu-se com grande empenho e dignidade. Os Iniciados terminam assim a fase de qualificação em 7º lugar (em 16 equipas) com 9 pontos (1 vitória e 6 derrotas). As equipas apuradas são o Sporting, o Belenenses, o 1º Dezembro de Queijas, o Almada AC e o SL Benfica.

Os Juvenis B venceram em casa o Boa Hora FC (29-24) num jogo emotivo e bem disputado, que permitiu à nossa equipa não se deixar ultrapassar na classificação pelo seu adversário direto. Uma palavra de saudação para o regresso do Filipe Martins, que ainda não tinha jogado na presente época. Bem-vindo, Filipe! Os Juvenis B terminaram a fase de qualificação no 6º lugar (em 17 equipas) com 24 pontos (5 vitórias e 9 derrotas).

Os Juvenis A, apesar de estarem há muito apurados para a próxima fase do Nacional, não facilitaram no Pavilhão Acácio Rosa e venceram expressivamente o Belenenses “B” (50-18). Terminam assim a fase de qualificação em 2º lugar, tendo alcançado o principal objetivo que era a qualificação para a próxima fase. Além do CD Mafra “A” e do SL Benfica “B”, qualificaram-se para a fase seguinte o CDE Camões e o GC Odivelas.

  Escalão   Jogo   Data / Hora   Pavilhão
 JUV B CD MAFRA"B" 29-24 BOA HORA FC 23-02-2013 14:00 GIMN. CD MAFRA
 INF GINÁSIO DO SUL 21-21 CD MAFRA 23-02-2013 15:00 GINÁSIO DO SUL
 SEN GS LOURES 27-28 CD MAFRA 23-02-2013 17:00 FELICIANO BASTOS
 JUV A BELENENSES"B" 18-50 CD MAFRA"A" 23-02-2013 15:30 PAV. F. TAVARES
 INIC CSJ BRITO 40-23 CD MAFRA 23-02-2013 11:30 COL. S. JOAO BRITO
 JUV F ASS ASSOMADA 38-30 CD MAFRA 24-02-2013 16:00 PavCARLOS QUEIROZ

Os Infantis empataram no Ginásio do Sul (21-21) numa partida equilibrada e muito bem disputada, onde estava em decisão o 4º lugar do Torneio de Abertura uma vez que as equipas estavam iguais em pontos. Foi uma excelente exibição da nossa equipa, com destaque para o guarda-redes Ruben Oliveira. Com este empate o CD Mafra manteve-se no 5º lugar (em 14 equipas), uma vez que o seu adversário tinha a melhor diferença entre golos marcados e sofridos. O vencedor do Torneio de Abertura de Infantis foi o SL Benfica.

Os Seniores encerraram a fase de qualificação em grande, vencendo em Loures (28-27) e somando assim a terceira vitória nos últimos quatros jogos. Foi uma vitória difícil mas, merecida, numa excelente partida de andebol, muito equilibrada, onde a incerteza do vencedor se manteve até ao final. Num jogo que apenas servia para cumprir calendário, esta vitória em Loures foi uma espécie de “desforra” da nossa equipa, pela forma como havia sido derrotada em Mafra no jogo da 1ª volta. O GS Loures mostrou ser uma equipa aguerrida na defesa e eficaz no contra-ataque mas, a nossa equipa conseguiu encontrar soluções para se impor, mesmo quando o Pedro Rolim foi alvo de marcação individual. Foi uma vitória do coletivo, numa tarde em que os guarda-redes de ambas as equipas estiverem em grande evidência. Ao intervalo a nossa equipa vencia pela margem mínima mas, na 2ª parte conseguiu amealhar uma vantagem de 5 golos, que soube gerir muito bem, revelando uma maior maturidade e serenidade do que o seu adversário, que não soube controlar a ansiedade da desvantagem, falhando em momentos decisivos.

Uma nota de referência para a dupla de árbitros, com uma excelente atuação, “controlando” o jogo com equidade, rigor e serenidade. Depois do descalabro das últimas arbitragens dos jogos dos Seniores, foi bom constatar que afinal ainda há árbitros de qualidade. Uma última palavra de boas-vindas para a estreia do "veterano" Nuno Sousa (antigo jogador da Académica da Amadora) pelo CD Mafra.

Os Seniores terminaram a fase de qualificação no 12º lugar (em 14 equipas) com 41 pontos (7 vitórias, 1 empate e 18 derrotas), um excelente resultado tendo em conta que a nossa equipa é constituída maioritariamente por juniores e seniores de 1º ano. As equipas apuradas são o IFC Torrense, o SL Benfica ”B”, o CCR Alto do Moinho, o Oriental e o CD Paço de Arcos.

VIDEO DO JOGO DOS SENIORES COM O GS LOURES

 

A jornada só terminou no domingo com as Juvenis F a deslocarem-se à Assomada, uma deslocação muito dificil para as nossas jogadoras que se bateram com grande garra, apesar de não terem conseguido evitar a derrota (38-30). Destaque para o regresso da Iara Bento (a marcar dois golos!) após uma longa ausência. As Juvenis F terminaram a fase de qualificação no 6º lugar (em 7 equipas) com 19 pontos (3 vitórias, um empate e 8 derrotas).

Pela manhã os Minis estiveram presentes na Escola Quinta de Marrocos em Lisboa onde defrontaram o Boa Hora FC, o SL Benfica, o Ginásio do Sul e o CD Paço de Arcos, em mais um Encontro de Minis da AAL.

Uma última referência à competição dos Juniores (onde, como se sabe, o CD Mafra não participa) para dar conta da qualificação do Sporting “B”, do Vitória de Setúbal, do Boa Hora FC e do CDE Camões. Congratulo-me em particular com a qualificação da equipa do Boa Hora FC, que na época passada tive oportunidade de acompanhar e de considerar a equipa revelação da época, dado o seu grande potencial agora confirmado com esta qualificação, um justo reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.

Durante a próxima semana decorrem os sorteios do Campeonato Regional (onde o CD Mafra vai estar representado em Seniores, Juvenis, Juvenis F, Iniciados e Infantis) bem como da fase seguinte do Campeonato Nacional (onde o CD Mafra estará representado pelos Juvenis A). Vamos lá CDM

 MAIS ANTIGAS    NOTÍCIAS   MAIS RECENTES

 

IR DIRETAMENTE PARA AS NOTICIAS DO INICIO DE CADA MÊS

03/2013   02/2013   01/2013   12/2012   11/2012   10/2012   09/2012

 

Publicado por Antonio Fonseca às 23:37

VISITANTES:


desde 30.09.07

NOTICIAS

FOTO DA SEMANA

EQUIPAS

TREINOS

VIDEOS

OPINIÃO

EDITOR

APOIOS

PAVILHÃO

Boa Tarde, venho informar de que o Campeonato Naci...
TREINOS (Nova Época):SENIORES: TER (20H-21H); QUI ...
Boas, alguem sabe se já estão a decorrer os trein...
Os jogos de apresentação dos escaloes do CD Mafra,...
JUNIORES E SENIORES - 2a feira, dia 1 de setembro,...
Mensagem importante : Informamos todos os atletas ...
não vai acabar? tens a certeza? só um conselho que...
Eu nao sei de nada , o que e que vai acabar?voce e...
o clube degradou-se, já não é o que era. é um club...
Rogersoares é o que se diz pela vila....